(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 16/11/2021

CURSO DE EXTENSÃO SOBRE EXAME FÍSICO PARA ENFERMEIROS

        Neste último sábado, dia 13/11/2021, a FAEF promoveu o curso de Extensão Exame Físico para Enfermeiros. Este curso foi realizado pela Professora Mestre Juliana Ribeiro da Silva Vernasque, que além de ser docente da FAEF, é uma profissional com vasta experiência no âmbito da atenção primária, com foco no Sistema Único de Saúde. Além disso, Professora Juliana já atuou como coordenadora e tutora da residência multiprofissional da Famema.

        O curso aconteceu nas dependências da FAEF, sendo o Laboratório de Práticas Profissionais na Enfermagem o local escolhido e organizado para a ação. Envolvendo o total de 27 estudantes, a FAEF recebeu, além dos estudantes da própria faculdade, estudantes do nível superior de outras instituições de ensino.

        O tema escolhido “Exame Físico para Enfermeiros” vai ao encontro das exigências trazidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Enfermagem, onde o enfermeiro deve ter habilidade técnica para desenvolver o raciocínio clínico, com pensamento crítico para tomada de decisão. Ademais, instituída em 2009, a resolução 358 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), coloca que o Processo de Enfermagem (PE) deve ser implementado em todos os níveis de atenção à Saúde, ou seja, além de ser um exercício privativo do enfermeiro, o PE deve acontecer de forma contínua e sistematizada, conforme preconiza a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Dentre as etapas do PE, está o exame físico, sendo esta, uma etapa de suma importância para complementar a coleta de dados realizada na anamnese.

        Nessa lógica, o curso “Exame Físico para Enfermeiros” foi organizado em duas partes: teórico e prático. A professora Juliana iniciou a parte teórica aplicando um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas para que os estudantes levantassem seus conhecimentos prévios acerca do assunto. Após a aplicação do questionário, a professora realizou uma explanação do tema, trazendo aprofundamento teórico, baseada nos pressupostos de Bates, propedêutica médica.

        Cada questão foi discutida em aula expositiva, sendo direcionada a alternativa correta, bem como sua justificativa para tal. Além de esclarecer as questões, professora Juliana buscou fundamentar as técnicas utilizadas em cada exame físico, correlacionando aos achados clínicos fisiológicos, ou seja, o que é esperado no paciente hígido.

        Para a parte prática, o laboratório foi organizado em seis estações: inspeção geral e sinais vitais; cabeça e pescoço; sistema respiratório; sistema cardiovascular e sistema abdominal. No entanto, antes de dividir os estudantes para cada estação, a professora Juliana demonstrou cada exame em um paciente simulado, explicando a função dos diversos instrumentos utilizados pelo enfermeiro, bem como as técnicas e o raciocínio clínico que este profissional deve fazer mediante a cada técnica aplicada.

        Para a parte prática, os estudantes foram divididos em pequenos grupos, onde fizeram o rodízio das estações para assim, aplicarem as técnicas demonstradas pela professora Juliana.

        Nas estações de inspeção geral, sinais vitais e cabeça e pescoço, os estudantes foram organizados em duplas para que pudessem aplicar as técnicas de forma concomitante, um no outro. Para essas estações, os estudantes tiveram à disposição instrumentos como esfigmomanômetro e estetoscópio, termômetro, fita métrica, balança antropométrica, otoscópio, diapasão, abaixador de língua e lanterna. Em cada estação, os estudantes tinham à disposição, álcool a 70% e algodão para devida higienização dos materiais.

        Nas estações dos sistemas respiratório, cardiovascular e abdominal, os estudantes tiveram pacientes simulados, os quais possibilitaram a aplicação das técnicas de Inspeção, Palpação, Percussão e Ausculta, em prática real.

        Em todas as estações, os estudantes receberam um roteiro com todos os exames que deveriam aplicar em cada situação, para que pudessem seguir uma ordem cronológica, sem esquecer de nenhum exame. A professora Juliana passou em todas as estações esclarecendo dúvidas e auxiliando em algumas técnicas.

A informação e o conhecimento são quesitos que empoderam qualquer profissional. Sendo o enfermeiro, o responsável legal pela aplicação do PE, bem como o Exame Físico, este deve compreender a fundo, todas as técnicas de cada exame realizado.

 

        “É sempre uma alegria compartilhar saberes e práticas; saber sobre o exame físico, além de qualificar o exercício profissional, favorece ao paciente um cuidado mais íntegro”.

 

        Destacou a professora Juliana: 'O curso de Enfermagem da FAEF prioriza uma formação profissional com excelência, por isso, busca sempre promover cursos de extensão extremamente importantes para o processo de ensino e aprendizado dos estudantes. Outrossim, a extensão desses cursos em parceira com o NEACO tem por objetivo, expandir conhecimentos à todos aqueles que buscam e prezam por compromisso e responsabilidade'.

 

Profª Drª Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi

Coordenadora do Curso de Enfermagem
 

Contato: (14) 3407-8000 ou (14) 99722-4941 e-Mail: enfermagem@faef.br


FACULDADE FAEF
Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – Km 420 - Estrada de Acesso à Garça/SP – Km 1, CEP – 17.408.899, Caixa Postal nº 61

Horário de Funcionamento: 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435

e-Mail: vestibular@faef.br

 

Horário:

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2021 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nutic FAEF