(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 12/10/2021

PLANTAS AROMÁTICAS, CONDIMENTARES E MEDICINAIS: USOS E APLICAÇÕES

Talita Silveira Amador

Bióloga, mestre e doutora em Botânica

 

Hortaliças fazem parte de um grupo muito diverso. No geral é composto por plantas herbáceas, folhas tenras, ciclo de produção curto, podendo ser cultivadas em áreas reduzidas. Sua grande contribuição se dá por ser uma importante fonte de vitamina, fibras e sais minerais, além de serem saborosas podem ser consumidas cruas, em saladas, sucos ou cozidas.

As plantas aromáticas, condimentares e medicinais fazem parte de grupo de hortaliças, mas elas se diferem das demais por possuírem um aroma diversificado e podem apresentar propriedades peculiares, como é o caso das plantas medicinais.

Essas plantas são ricas em óleos essenciais, que são substâncias produzidas pelo metabolismo secundário planta. As plantas possuem metabolismo primário e secundário. Entende-se por metabolismo primário o conjunto de processos metabólicos que desempenham uma função essencial no vegetal, tais como a fotossíntese e a respiração; possuem uma distribuição universal nas plantas. Já o metabolismo secundário é peculiar de cada espécie, o que lhes dá uma característica única e muitas vezes por ser utilizado para identificação da espécie.

Apesar do metabolismo secundário não ser essencial para a planta completar seu ciclo de vida, ele desempenha papel importante na interação das plantas com o meio ambiente, como por exemplo atrair polinizadores, proteção contra herbivoria e pragas. Muitas empresas hoje em dia atuam na extração das substâncias responsáveis por essa proteção com a intenção de elaboração de produtos naturais com atividade inseticida, bactericida, fungicida, dentre outras.

Os metabólitos secundários vegetais podem ser divididos em três grupos quimicamente distintos: terpenos, compostos fenólicos e compostos nitrogenados. Os terpenos, podem ser denominados óleos essenciais ou essências. Contudo nem todos os óleos voláteis são terpenóides; alguns podem ser compostos fenólicos.

Fatores ambientais podem interferir no conteúdo de metabólitos secundários, portanto a hora da coleta das plantas pode ser determinante para a qualidade do seu produto, assim como idade e o desenvolvimento da planta, bem como dos diferentes órgãos vegetais.

Devemos considerar que as plantas aromáticas, condimentares e medicinais se diferenciam em função de sua finalidade, uso principal e ainda quanto à sua composição química é importante sabermos distinguir suas denominações e utilidades.

Plantas Aromáticas se caracterizam por produzirem e armazenarem em estruturas especializadas. O óleo essencial produzido é utilizado pela indústria para aromatizar cosméticos, produtos de higiene e de limpeza, bem como para realçar o sabor em bebidas, alimentos e na composição de alguns medicamentos, a exemplo do eucalipto, da citronela e da menta.

Plantas Condimentares plantas utilizadas no preparo de alimentos, que por suas características organolépticas, dão sabor, aroma e cores aos alimentos tanto na culinária caseira como na indústria. Podem ser plantas com aromas bem característicos e conhecidos, como a pimenta-do-reino, ou quase sem aroma, mas facilmente perceptíveis devido à coloração que conferem aos alimentos, a exemplo do urucum.

Plantas Medicinais são espécies vegetais, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos; são utilizadas em prevenção, alívio ou cura de doenças. Os usos são variados, desde chás caseiros até preparações farmacêuticas mais elaboradas, como pomadas e cremes. São produzidas em escala comercial para atender ao mercado de fitoterápicos.

A cadeia produtiva de plantas medicinais, aromáticas e condimentares encontra-se em expansão em todo País. Além da oportunidade de geração de renda para produtores rurais e periurbanos, o cultivo de plantas aromáticas e medicinais pode, de forma integrativa e complementar, melhorar a saúde da população.

Na FAEF temos um grupo de pesquisa especializado no estudo de plantas medicinais e aromáticas. Neste grupo os alunos aprendem, com a mão na massa, a como produzir mudas e extrair óleos essenciais em nossos laboratórios.

 

Coordenadora do curso de Agronomia: Prof. Drª. Isabô Melina Pascoaloto

Contato: (14) 3407-8000 ou (14) 99850-1460

E-mail agronomia@faef.br

 

Núcleo de Extensão e Ação Comunitária (NEACO)

Contato: (14) 3407-8000 e-Mail: neaco@faef.br


Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435
e-Mail: vestibular@faef.br

 

 

Rod. Comandante. João Ribeiro de Barros, Km 420, Garça - São Paulo, CEP: 1740-8899

Horário de atendimento da Faculdade FAEF:

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2021 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nutic FAEF