(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 06/07/2021

O ENGENHEIRO FLORESTAL E O MANEJO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Prof. Especialista Victor Lopes Braccialli - Engenheiro Florestal e docente da Faculdade FAEF

 

Em maio de 2021, o Sistema nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um alerta de emergência hídrica em algumas regiões do Brasil.
A falta de chuva e a consequente estiagem que ocorre em alguns Estados brasileiros, afeta diretamente a produção agrícola e pecuária nacional.

 

Nesse contexto, faz-se necessário analisar alguns aspectos referentes ao manejo dos recursos hídricos no âmbito de uma bacia hidrográfica, já que o uso sustentável desse recurso é vital para a manutenção do equilíbrio da produção florestal, agrícola e pecuária nacional. Tais aspectos estão relacionados, principalmente, ao uso e ocupação do solo dessas regiões, que recebem a água da chuva e atuam diretamente na infiltração de água no solo e abastecimento das reservas subterrâneas.
Trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Florestal (IF), comprovam de maneira veemente que a presença de florestas ocupando os solos das bacias hidrográficas promove a regularização dos regimes dos rios e melhora a qualidade da água. Segundo os pesquisadores da Seção de Engenharia Florestal do IF, as bacias hidrográficas recobertas por vegetação florestal são as que oferecem água com boa distribuição ao longo do ano, e de melhor qualidade. Além disso, as florestas representam muitos outros benefícios para os sistemas hídricos. Auxilia, por exemplo, no equilíbrio térmico da água, reduzindo a temperatura e mantendo a oxigenação da água, além de outros benefícios.

 

No Curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF – Garça/SP), os estudantes são capacitados para atuarem no manejo sustentável dos recursos hídricos, já que a matriz curricular do curso oferece a disciplina de Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas. Os Engenheiros Florestais formados na FAEF podem atuar por exemplo, no âmbito dos recursos hídricos, em análises laboratoriais de água, levantamentos de uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas, licenciamentos ambientais para emissão de outorgas de direito de uso da água, restauração florestal em áreas de preservação permanente (APP’s hídricas) e, uso sustentável da água para irrigação de viveiros, lavouras e florestas comerciais.

 

No Campus Experimental da FAEF os alunos vivenciam na prática essa área de atuação.
Por exemplo, na Fazenda Nova FAEF II, é possível observar o manejo dos recursos hídricos e a água outorgada é utilizada de maneira sustentável na irrigação de lavouras de café e abastecimento humano. Para que se mantenha a qualidade e quantidade de água, a Engenharia Florestal da FAEF desenvolve algumas ações de conservação como restauração florestal de nascentes, práticas conservacionistas de solo e água e, monitoramento da qualidade da água.

 

Para saber mais sobre a atuação do Engenheiro Florestal no mercado de trabalho acesse o site https://www.faef.br/curso/engenharia-florestal.
Informações sobre os processos de emissão de outorgas de direito de uso da água no estado de São Paulo podem ser encontrados no link http://www.daee.sp.gov.br/site/outorga/.
 
Prof. Especialista Victor Lopes Braccialli - Engenheiro Florestal e docente da Faculdade FAEF

 

 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST
 
Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435
 
E-mail: vestibular@faef.br
 
Horário:
 
Segunda às sextas-feiras: das 8h às 22h
Sábados: das 8h às 16h

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2021 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nutic FAEF