(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 01/06/2021

FRUTICULTURA

Prof. Dr. Marcelo de Souza Silva- Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura e professor de Agronomia – FAEF – Garça – SP – marcelosouza@professor.edu.faef.br

 

A fruticultura é considerada um dos setores mais importantes do agronegócio brasileiro e mesmo sob um cenário de incertezas, devido à pandemia do Covid-19, houve forte participação desta atividade agrícola na geração de empregos e receitas para o país, o que auxiliou no crescimento do agronegócio como um todo.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e da Índia, com volume de produção de aproximadamente 40 milhões de toneladas, em 2,3 milhões de hectares cultivados e gerando cerca de cinco milhões de empregos diretos. Estima-se ainda que a cada posto de emprego direto, sejam gerados outros dois indiretos, dentro ou fora da porteira.

Deste volume de produção, a banana, a melancia, a maçã, a uva e a Laranja são as principais frutas exploradas comercialmente, sobretudo nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará, maiores produtores de frutas do país, além do Vale do Submédio do São Francisco, importante polo frutícola que conta com alta tecnologia de irrigação, mecanização e manejo fisiológico, destacando-se na produção de manga e uva de mesa para exportação.

Embora apresente todo esse destaque socioeconômico, a participação brasileira na exportação de frutas frescas e derivados, incluindo nozes e castanhas é considerada pouco expressiva, frente ao potencial que o país possui. Em 2018, o Brasil exportou 878,400 mil toneladas destes produtos, arrecadando o equivalente a 946,792 milhões de dólares. A meta para os próximos anos, segundo a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (ABRAFRUTAS) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é de arrecadar UU$ 1 bilhão apenas com frutas frescas, sem a inclusão de nozes e castanhas.

Essa projeção de aumento está atrelada à melhoria do sistema produtivo, possibilitando a obtenção de frutos com melhor padrão de qualidade e ao aumento da procura por frutas no mercado interno e externo. Existem também, graças a ABRAFRUTAS e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), ações para ampliar a participação da fruta brasileira no mercado internacional. Outro ponto favorável à fruticultura é a maior percepção dos consumidores quanto à melhoria da qualidade de vida graças ao consumo de frutas e derivados.

Todos esses fatores somados e a existência de uma grande diversidade climática e edáfica no Brasil, possibilita a exploração comercial de inúmeras frutíferas, cenário favorável ao crescimento das áreas de cultivo já existentes e a atração de outros produtores para esse ramo do agronegócio, o que serve para colocar de vez o país em uma boa posição no ranking internacional de produção, exportação e consumo de frutas.

No curso de Agronomia da FAEF, os alunos adquirem conhecimentos necessários para atuar na área de fruticultura, podendo desempenhar suas atividades em diversos seguimentos, como, irrigação, solos, horticultura, nutrição de plantas, pós-colheita, entre outros. Os laboratórios de campo são devidamente equipados, para que os alunos tenham o aprendizado esperado durante a graduação. Na FAEF temos um setor de fruticultura muito forte com plantas como cacau, lichia, pitaya, acerola, uva, amora, goiaba, pêssego e coco. E realizamos o processamento desses produtos para transformá-los em doces maravilhosos que podem ser adquiridos no restaurante universitário.

A Faculdade de Ensino Superior Formação Integral- FAEF, localizada na cidade de Garça/SP, entre outros cursos oferece a graduação de Agronomia com duração de quatro anos no período integral e noturno, que proporciona grandes possibilidades profissionais aos seus acadêmicos.

 

Matéria da Docente do curso de Agronomia– Prof. Dr. Marcelo de Souza Silva

 

 

Se interessou por este assunto? Confira mais informações junto ao site da ABRAFRUTAS (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados). Disponível em: https://abrafrutas.org/

 

Maiores informações em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/886343/fertirrigacao

 

Coordenadora do curso de Agronomia: Prof. Drª. Isabô Melina Pascoaloto

 

Contato: (14) 3407-8000 ou (14) 99850-1460

E-mail agronomia@faef.br

 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435

e-Mail: vestibular@faef.br

 

Horário:

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2021 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nutic FAEF