(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 28/05/2021

MICRO CAPACITAÇÃO COM OS DOCENTES DA FACULDADE FAEF

MICRO CAPACITAÇÃO COM OS DOCENTES DA FACULDADE FAEF


    O Núcleo de Ensino (NUEN) atualmente coordenado pela professora Drª Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi, realiza capacitações diárias com o corpo docente da FAEF. Essas capacitações acontecem em dois períodos, diurno as 07:50 e noturno as 18:50, previamente às aulas, envolvendo todos os cursos dentre os integrais e noturnos.

    A cada semana o NUEN determina um tema, o qual é desenvolvido em subtemas ao longo da semana. Em um processo de descentralização, o NUEN busca desempenhar as capacitações de forma articulada aos coordenadores de cada curso ministrado na FAEF. Sendo assim, cada dia, um coordenador ou docente atua junto ao NUEN, no papel de mediador, o que vai ao encontro do que se preconiza nas Metodologias Ativas de Aprendizagem: todos os envolvidos no processo se tornam responsáveis pela construção do conhecimento.

    Neste mês de Maio, abordamos temas, como por exemplo, o Classroom, que é a Plataforma Virtual utilizada dentro da Metodologia de ensino-aprendizagem na FAEF; Na semana que correspondeu entre os dias 03 a 07 de maio, cada professor de seu respectivo curso, orientado pelo coordenador, apresentou um requisito exigido na plataforma, ou seja, foi discorrido sobre dinâmica em sala de aula, pré-texto e guia de estudo, slides para estudantes remotos e projeto florescer. Desta forma, buscamos interagir os docentes, os quais puderam compartilhar experiências que vivenciaram em suas disciplinas.

    Na semana posterior, nos dias de 10 a 14 de maio, o tema em pauta foi a Prova Integradora. No decorrer da semana, discutimos sobre o conceito e a compreensão dos docentes em relação à prova integradora, bem como a importância de elaborar boas questões, no estilo Enade, as quais devem ser totalmente livres de plágios. Discutimos também sobre as porcentagens de erros e acertos dentro os cursos, uma vez que, a prova integradora deve compreender questões de todos os termos dos cursos, e a mesma prova é aplicada à todos os estudantes, sendo diferenciado apenas por cursos. Por fim, finalizamos a semana com a discussão sobre o comprometimento docente na elaboração da prova, bem como sua responsabilidade em relação à mesma.

    Na semana seguinte dentre os dias 17 a 21 de maio, o assunto em pauta foi o XXIV Simpósio de Ciências Aplicadas e III Simpósio Internacional da FAEF. Nesta semana discutimos sobre a divulgação do Simpósio, bem como datas e prazos importantes. Discutimos sobre o incentivo e influência docente no processo de elaboração e publicação de artigo científico, e nesta vertente, buscamos valorizar a importância do envolvimento do docente neste processo de produção cientifica. Os minicursos também foram pontuados dentro da semana, de forma que cada curso discutiu um pouco sobre o tema escolhido e a forma com que essa informação foi passada aos estudantes, buscando estimula-los à participação. E para o encerramento, cada docente pontuou alguma contribuição para que possamos ampliar a divulgação do XXIV Simpósio e aumentar a adesão ao mesmo.

    Na ultima semana do mês, nos dias de 24 a 28 de maio, o assunto em pauta foi sobre a Inteligência Emocional. Este tema foi escolhido de forma consciente e intencional, levando em consideração a palestra de abertura do XXIV Simpósio de Ciências Aplicadas e III Simpósio Internacional da FAEF. No decorrer da semana, abordamos assuntos como motivação pessoal, bem como o gerenciamento de conflitos internos envolvendo os estudantes, buscando um olhar para o papel docente no processo de relacionamento entre os estudantes. A saúde mental também foi pontuada nas discussões, e buscamos um momento reflexivo onde os docentes puderam expor seus sentimentos pessoais (conforme a necessidade e disposição de cada participante).

    Todas as capacitações são previamente postadas na plataforma do Classroom, de forma com que cada docente tenha conhecimento do tema da semana e assuntos discutidos em cada dia da semana. Ao final de cada semana, os docentes realizam uma avaliação na qual discorrem sobre sua satisfação com quatro perguntas fechadas de múltiplas escolhas e uma questão aberta que versa sobre as possibilidades de melhoria no processo de capacitação. No início da semana, os docentes recebem um feedback sobre as avaliações e assim, junto ao NUEN, vamos construindo e melhorando esse espaço de ensino-aprendizagem do corpo docente da FAEF.

    A FAEF tem sua qualidade e excelência comprovada pelo Ministério da Educação (MEC), sendo avaliada com nota máxima pelo trabalho que desenvolve em prol da educação e comunidade, evidenciando sua missão, transformando vidas através do ensino promotor de formação integral dos profissionais.

    Saiba mais sobre os cursos de graduação da Faculdade FAEF que está localizada à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420, ou saiba mais  pelo site www.faef.br ou pelos telefones (14) 3407-8000 ou (14) 99770-8001.

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2021 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nutic FAEF