(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 29/03/2021

ESTUDO DOS SOLOS

O estudo dos solos engloba o estudo da qualidade química e física do solo. A qualidade química representa a fertilidade do solo e está diretamente relacionada com a adubação. A qualidade física do solo representa atributos como porosidade, densidade do solo, agregação e infiltração de água.

Todos os cultivos agrícolas comerciais dependem da qualidade do solo para produzir e gerar lucro, por isso o estudo do solo é tão importante! A manutenção da fertilidade é importante pois garante os nutrientes necessários às plantas. A física do solo é importante pois garante uma boa drenagem de água, uma boa aeração e condições ideais para crescimento das raízes.

A nível comercial o estudo do solo se relaciona apenas com a fertilidade do solo. Antes de realizar qualquer recomendação de adubação o Engenheiro Agrônomo deve realizar a coleta de amostras de solo da propriedade e encaminhá-las para um laboratório de análise química para determinar teores de nutrientes, pH, acidez, capacidade de troca catiônica, etc. Empresas que trabalham com o desenvolvimento de tecnologias de produção de adubos também estudam intensamente as características dos solos.

Nas disciplinas de Pedologia e Conservação de Solos da FAEF nós estudamos a formação do solo, os atributos físicos e como manter a qualidade física do solo. Nas disciplinas de Fertilidade e Adubação nós estudamos sobre a qualidade química do solo. Para tanto os alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal são incentivados a realizar coletas de solo nas dependências da propriedade e determinar as características químicas dos solos analisados.

O curso de Agronomia e Engenharia Florestal possui o Laboratório de Solos e Nutrição Vegetal está localizado no Campus FAEF que serve de apoio para a realização das aulas práticas das disciplinas Solos I e II e Adubação e Nutrição de Plantas, permitindo que os alunos enriqueçam sua formação colocando em prática os conhecimentos obtidos em aulas teóricas. Além das aulas práticas, o laboratório serve de apoio para a realização de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso e oferece para a comunidade o serviço de análise de solo e análise foliar. O laboratório conta com equipamentos específicos, como destilador de nitrogênio, fotômetro de chamas, espectrofotômetro, pHmetro, estufa com circulação de ar, moinhos, colorimetro, agitadores, balanças de precisão, entre outros.

No curso de Agronomia da FAEF, os alunos adquirem conhecimentos necessários para atuar na área de solos, podendo desempenhar suas atividades em diversos seguimentos, como, irrigação, fruticultura, horticultura, nutrição de plantas, pós-colheita, entre outros. Os laboratórios de campo são devidamente equipados, para que os alunos tenham o aprendizado esperado durante a graduação.

A Faculdade de Ensino Superior Formação Integral- FAEF, localizada na cidade de Garça/SP, entre outros cursos oferece a graduação de Agronomia com duração de quatro anos no período integral e noturno, que proporciona grandes possibilidades profissionais aos seus acadêmicos.

 

Matéria da Docente e Coordenadora do curso de Agronomia da FAEF

Drª. Isabô Melina Pascoaloto

Contato: (14) 3407-8000 ou (14) 99850-1460

E-mail agronomia@faef.br

 

 

Para maiores informações sobre a formação dos solos e suas características físico-química acessem:

 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e WhatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435

E-mail: vestibular@faef.br

 

Horário:

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2021 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nutic FAEF