(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 23/03/2021

VOCÊ SABE O QUE É PSICOLOGIA ESCOLAR?

Em algum momento de nossas vidas nós já ouvimos falar sobre algum familiar, amigo ou conhecido que fez psicoterapia com um(a) psicólogo(a) clínico(a), ou até mesmo fomos nós quem procuramos por este(a) profissional. Também ouvimos com alguma frequência sobre o(a) psicólogo(a) organizacional que trabalha nas empresas e sobre os(as) psicólogos(as) que trabalham nas instituições de saúde e assistência social. Mas você já ouviu falar sobre a Psicologia Escolar? Você sabe qual o papel e as contribuições de um(a) psicólogo(a) escolar?

A Psicologia Escolar é uma das áreas de atuação do(a) psicólogo(a) que possui como objetivo principal contribuir com a promoção do desenvolvimento humano no contexto escolar, buscando garantir um ambiente educativo de qualidade, inclusivo, diverso e, sobretudo, democrático. O(A) psicólogo(a) escolar é aquele(a) profissional que trabalha diretamente na escola, mas que também pode trabalhar nas secretarias e diretorias de educação, sempre estando comprometido(a) com a efetivação de uma educação de qualidade para todas e todos os estudantes. Para realizar seu trabalho de modo ético, responsável e promover desenvolvimento e qualidade de vida para todos os integrantes do contexto escolar, o(a) psicólogo(a) escolar deve necessariamente pautar sua atuação profissional nos conhecimentos científicos da Psicologia, bem como no Código de Ética Profissional do(a) psicólogo(a), buscando sempre desenvolver uma prática embasada teoricamente. Para isso, seu estudo permanente é uma ferramenta imprescindível!

Na escola, o(a) psicólogo(a) pode contribuir com seus conhecimentos e seu trabalho de diversas formas e para todos os atores escolares: alunos, professores, gestores, demais funcionários da escola (que atualmente denominamos como “educadores não docentes” por entendermos a importância de seu papel educativo) e até mesmo para a comunidade que vive nos arredores da escola. O(a) psicólogo(a) escolar pode desenvolver uma série de atividades, tais como: contribuir para a construção de um ambiente educativo mais inclusivo e respeitoso; acompanhar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico; desenvolver atividades junto à alunos com alguma dificuldade de aprendizagem; atividades com alunos envolvendo literatura infantil, grêmios estudantis, orientação profissional, educação sexual, direitos humanos, relações étnico-raciais e muitas outras temáticas; realizar formação continuada de professores, gestores e educadores não docentes; realizar visitas domiciliares e uma infinidade de outras possibilidades que venham a contribuir para um espaço escolar democrático e participativo. Cabe ainda destacar que o(a) psicólogo(a) escolar não realiza atendimentos clínicos e psicoterápicos na escola (o que cabe especificamente ao(à) psicólogo(a) clínico(a) e não ao escolar!), assim como sua atuação sempre se dá de forma colaborativa e cooperativa com todos os demais profissionais da educação, nunca colocando o saber científico da Psicologia acima dos demais saberes, mas sempre ao lado.

Na FAEF, os(as) alunos(as) do curso de Psicologia serão formados com qualidade para atuar no contexto escolar por meio das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Escolar II, momentos em que se aprenderão as diversas áreas de atuação para promoção do desenvolvimento humano e educacional. Além disso, no Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar, o(a) estagiário(a) colocará todos os seus conhecimentos em prática atuando diretamente nas escolas e contribuindo por meio de sua prática profissional com toda a comunidade escolar.

Que a Psicologia possa cada vez mais contribuir para a construção de uma educação de qualidade e uma escola justa, inclusiva, democrática, para todos e todas!

 

Matéria da Docente – Profa. Me. Marília Alves dos Santos

 

 

Para saber mais, acesse:

https://site.cfp.org.br/publicacao/psicologia-escolar-que-fazer-e-esse/

https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf

https://abrapee.wordpress.com/

https://www.youtube.com/watch?v=nXHjk34Sg0s

 

Coordenadora do curso de Psicologia:
Prof. Me. Luciana Aparecida Lima

Contato: (14) 3407-8000 ou (14) 99850-1460

E-mail psicologia@faef.br

 

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435

e-Mail: vestibular@faef.br

 

Horário:

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2021 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nutic FAEF