(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 05/01/2021

ENGENHARIA FLORESTAL E OS PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS

A Engenharia Florestal é uma profissão com uma ampla área de atuação, sendo uma delas a tecnologia dos produtos florestais não-madeireiros. 
Produtos florestais não-madeireiros – PFNM são aqueles obtidos em florestas, nativas ou comerciais, que não tem origem lenhosa, como látex, resina, óleo essencial, sementes, frutos, mel, entre outros. 

 

O látex é um PFNM obtido da Seringueira, árvore nativa da Floresta Amazônica. A exploração ocorre tanto na floresta nativa através do extrativismo e nos plantios comerciais, sendo o látex obtido através dos painéis abertos no caule e utilizado para a produção de luvas cirúrgicas, borracha, pneu, entre outros produtos. Segundo dados do IAC, o estado de São Paulo se destaca na Heveicultura (cultura da Seringueira), possuindo a maior área de plantios comerciais da espécie e os seringais paulistas são os mais produtivos do Brasil, com produtividade média superior a 1.300 quilos por hectare por ano.
A resina é produzida pelo Pinus, uma conífera nativa do hemisfério norte. No Brasil é cultivado em plantios comerciais e a resina, extraída de injúrias provocadas no caule, é matéria-prima para a produção de desinfetantes, detergentes, tintas, adesivos, aromatizantes, entre outros produtos. De acordo com dados da Associação dos Resinadores do Brasil (ARESB), a produção brasileira de resina na safra de 2017/2018 foi de 185,7 mil toneladas e o estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná se destacam como principais estados produtores desse PFNM.
Das folhas do Eucalipto, se destacando o Citriodora, se obtém o óleo essencial que serve como matéria-prima para produtos de limpeza e tem uso medicinal. O Eucalipto é uma árvore de origem Australiana e no Brasil é cultivado em plantios com fins comerciais. 
As sementes são obtidas das árvores matrizes e servem para propagação sexuada dos indivíduos arbóreos.
Dessa produção são obtidas as mudas que serão utilizadas para projetos de restauração florestal, arborização urbana, agroflorestas e plantios comerciais. A empresa Florestando do Engenheiro Florestal Marcelo de Rezende Barbosa, situada no município de Garça – SP, se destaca na produção de ‘Plug da Floresta’, que são plântulas vendidas em bandejas para viveiristas, otimizando assim a produção das mudas. Para a produção de Plugs atualmente a Florestando conta com 210 espécies do Bioma Mata Atlântica e Cerrado com matrizes devidamente selecionadas de onde são coletas as sementes que darão origem às plântulas. 
Vale destacar que além das sementes para obtenção de mudas, também existe o manejo para obtenção das sementes com fins alimentícios, como as das Castanhas-do-brasil, das Nozes, das Araucárias, entre outras.

 

Em relação aos frutos, existe a exploração sustentável através do extrativismo em florestas nativas, como ocorre com o Açaí na Amazônia, e o cultivo de pomares, onde destacam-se as espécies arbóreas produtoras de frutos como as Lichias, Carambolas, Abacates, entre outros.
Esse ramo é denominado fruticultura arbórea e vale a pena destacar a empresa Minas Avocado do Engenheiro Florestal Héliton Fukumoto, situada em Jacuí – MG. Uma das atividades da empresa é a produção de Abacate Avocado, espécie de origem Mexicana bastante utilizada na alimentação e com finalidades cosméticas também. A empresa atua desde a produção da muda ao manejo de pomares, aplicando técnicas para melhoria da produção.

 

Esses são alguns exemplos do manejo de produtos florestais não-madeireiros, uma área de atuação que está em crescimento e que os profissionais da Engenharia Florestal apresentam grande aptidão para o desenvolvimento das atividades visando a produção desses produtos diversificados e obtidos com princípios de sustentabilidade.

 

Venha para a FAEF estudar Engenharia Florestal no período Noturno 📚📲🌳

Saiba mais sobre o Vestibular: (14) 99770-8001 🎯

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.