(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 29/12/2020

MEC PUBLICA EDITAL DO EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS (ENCCEJA)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quinta-feira, 26 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 101, de 23 de novembro de 2020, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. 

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que serve para certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio. As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de abril de 2021. O período de inscrição será de 11 a 22 de janeiro de 2021.

A prova é aplicada apenas uma vez ao ano em todo o país e é uma oportunidade para quem sonha em dar um novo passo em sua trajetória profissional. Concluir essa etapa da Educação Básica abre novas possibilidades de atuação, como a busca por uma formação de nível superior.

A importância do Encceja aumentou nos últimos anos depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) devolveu ao exame a função de certificar para o ensino médio, substituindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre 2009 e 2016, o Encceja foi responsável apenas pela certificação do ensino fundamental.

As provas do Encceja acontecem em um único dia, durante os dois turnos, manhã e tarde. Ela é formada por 30 questões objetivas em cada turno e uma redação. O que muda entre a prova de ensino fundamental e médio é a divisão das disciplinas, o conteúdo abordado e o que precisa ser estudado.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

 

Para o ensino fundamental:

 

Para o ensino médio:

 

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos certificação ou declaração de parcial de proficiência, sendo a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, desde que o participante consiga obter a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. A declaração parcial de proficiência para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

 

Cronograma: Confira as principais datas do Encceja 2020

 

 

Com a conclusão do Ensino Médio possibilita a oportunidade de ingresso no Ensino Superior, pois os cursos de graduação são responsáveis por formar profissionais através do ensino de conteúdo, práticas e técnicas essenciais para a atuação do profissional no mercado de trabalho.

E o mercado de trabalho busca pessoas se atualiza com formação universitária e especialização, sendo etapas fundamentais e constantes para uma carreira de sucesso.

Há 31 anos a Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral- FAEF vem formando profissionais nas diversas áreas do conhecimento, como Agronomia, Direito, Enfermagem, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia. Uma oportunidade diferenciada para estudantes que já concluíram o ensino médio na cidade e região, como profissionais que já querem investir na carreira profissional ou expandir as oportunidades do mercado de trabalho.

A FAEF oferece uma aprendizagem de forma dinâmica, onde o aluno é estimulado a construir seu conhecimento. Além de aulas teóricas de excelência, a formação dos alunos é altamente enriquecida com aulas e atividades práticas nos diversos setores e laboratórios oferecidos pelos cursos.

Durante a graduação todos alunos são estimulados à realização de estágios extracurriculares e curriculares tanto no campus da FAEF como em empresas, clínicas, áreas governamentais, em todo país e internacionalmente através de convênios e parcerias.

A FAEF busca o desenvolvimento dos cursos dia a dia com elevados padrões de qualidade, garantindo um Ensino de Excelência.

E com essas formações, a instituição também montou uma rede de apoio à comunidade, oferecendo diversos serviços acessíveis para a cidade.

Um desses serviços é a Clínica Escola de Psicologia, que atende crianças, adolescentes e adultos de Garça e região, com atendimento psicológico de caráter preventivo e tratamentos de psicoterapia individual, familiar e em grupo, orientação profissional, assim como acompanhamento psicológico voltado para saúde do trabalhador. Essa Clínica oferece serviços para pessoas carentes com a cobrança de taxas meramente simbólicas.

O Núcleo Jurídico da FAEF também oferece serviços voltados para a comunidade. É o caso do "Escritório Modelo", que presta assistência judiciária gratuita, sendo que os alunos atuam no atendimento de pessoas que não têm recursos para arcar com o trabalho de um advogado, vivenciando, assim, um processo real. Os alunos são acompanhados nessa atividade por professores da FAEF.

A instituição ainda conta com o Hospital Veterinário Escola, que traz para a comunidade garcense a oportunidade de tratamento de animais numa estrutura das mais desenvolvidas e com valores cobrados bem menores que os verificados no mercado convencional.

Outro serviço de grande relevância que é prestado pela FAEF em Garça é o do Laboratório de Análise de Solo que conta com equipamentos modernos e exclusivos para testes de potássio, fósforo, matéria orgânica, textura e pH, assim como também processa análises foliares de plantas.

A FAEF Garça está localizada à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420.

 

 

Saiba mais sobre Enceeja:

 

Conheça os cursos da Faculdade FAEF: www.faef.br

Núcleo de Vestibular FAEF- NUVEST

Contato: (14) 3407-8000 e whatsApp (14) 99770-8001 ou (14) 98165-9435
e-Mail: vestibular@faef.br

 

Horário:

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.