(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 24/11/2020

A EXPANSÃO DA SILVICULTURA DO EUCALIPTO NA REGIÃO

O termo silvicultura refere-se à cultura da selva, ou seja, as técnicas aplicadas para o cultivo de árvores, constituindo assim as “florestas comerciais”. Essa é atividade prática de grande importância e que está em crescimento constante, pois através dela produtos madeireiros e não madeireiros, como resina, látex, frutos e castanhas, são produzido de forma sustentável e disponibilizados no mercado.

                O Brasil é um país propício para a silvicultura, pois possui clima e solo favoráveis para essa prática e tecnologia avançada para o desenvolvimento das florestas comerciais. Segundo dados apresentados na publicação Florestas do Brasil, de autoria do Serviço Florestal Brasileiro – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil possui cerca de 10 milhões de hectares de florestas plantadas, principalmente com espécies dos gêneros Eucalyptus e Pinus, que representam aproximadamente 96% do total dessa área.

                Em relação ao eucalipto, trata-se de uma árvore nativa da Austrália que chegou ao Brasil por volta de 1860 para fins ornamentais e como quebra-ventos, mas já havia países que estavam investindo na produção madeireira das espécies de eucalipto. Por volta de 1900 foram iniciados os estudos no estado de São Paulo com fins de desenvolvimento do setor florestal produtivo com o uso de eucalipto, sendo obtidos resultados positivos. O primeiro uso das florestas comerciais de eucalipto foi a madeira destinada para o setor ferroviário, servindo de combustível acessível às locomotivas.

                Ao longo do tempo a silvicultura foi se destacando e surgiram os cursos de Engenharia Florestal brasileiros que contribuíram com o desenvolvimento da tecnologia silvicultural e com a formação de profissionais especializados para atuar no setor. O Brasil passou então a se destacar como produtor florestal e se tornou um dos maiores produtos mundiais de florestas plantadas, sendo o eucalipto matéria-prima para a produção de celulose, papel, cavaco, carvão vegetal, madeira (serrada, reconstituída e tratada), óleo essencial, entre outros. 

                Os estados brasileiros que com maior área plantada de eucalipto são Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Vale destacar que em São Paulo haverá uma expansão da área plantada, pois a chegada de uma unidade de uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo em Lençóis Paulista resultará em uma produção anual de 1,5 milhão de tonelada de celulose e demandará de uma expressiva área florestal de eucalipto. Dessa forma, está havendo um crescimento significativo da silvicultura na região para que a necessidade da indústria seja suprida.

                Com isso, a região se tornará um polo silvicultural e demandará de profissionais altamente capacitados para atuar nas áreas de produção de mudas, preparo do solo, plantio e manutenção, proteção florestal, inventário, colheita e tecnologia dos produtos madeireiros. Nessa vertente, podemos destacar os Engenheiros Florestais, profissionais aptos para atuar com a silvicultura e a Faculdade FAEF oferece há 30 anos o curso de Engenharia Florestal. Trata-se de um curso de excelência, com 4 anos de duração, com corpo docente qualificado, laboratórios equipados, metodologia de ensino diferenciada, fazendas experimentais e com outros diferenciais que garantem uma formação integral dos futuros profissionais que poderão fazer a diferença no mercado de trabalho.

                Saiba mais sobre a Engenharia Florestal da FAEF: www.faef.br / (14) 3407-8000 / (14) 99770-8001

 

 

Prof. Mestre Augusto Gabriel

Vice-diretor da Faculdade FAEF e Coordenador do curso de Engenharia Florestal

 

Plantio de Eucalipto no Campus FAEF

 

Laboratório Serraria do Campus FAEF

 

Mudas de eucalipto produzidas no Centro de Produção de Mudas Florestais da FAEF

 

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.