(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 14/07/2020

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ENFERMAGEM E SEU IMPORTANTE PAPEL NO CUIDADO

Desde a época do homo sapiens existe a ação do cuidar, contudo havia uma divisão sexista na qual a mulher era responsável por tarefas mais “leves” e cuidado de ações relativas ao nascimento, crianças, dos idosos e moribundos e os homens por prover alimento por meio da caça.

Com evolução social e com a ocorrência das guerras e expansão do cristianismo surge a necessidade do cuidado dos feridos de guerra e de cuidados aos pobres órfãos e outros grupos mais desfavorecidos. A igreja por meio da caridade presta os cuidados a essas pessoas, bem como os monges e militares cuidam dos feridos da guerra.

Neste contexto há a criação dos primeiros hospitais e a necessidade de iniciar um avanço em relação ao cuidado aos doentes pois percebe-se que algumas doenças poderiam ser transmitidas por contato próximo.

Surge então a figura de como Florence Nightingale que foi a pioneira da enfermagem moderna. Ela por meio de observações realizadas em hospitais pela Europa  começa a descrever e trazer para reflexão as práticas até então utilizadas para o cuidado de doentes. Ela também vai cuidar dos feridos ingleses durante a guerra da Crimeia e desenvolve um excelente trabalho com resultados impressionantes na recuperação da saúde de soldados. É responsável pela teoria ambientalista na qual explica a importância do ambiente sobre a recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos.

 A partir de suas publicações tem início a enfermagem moderna caracterizando essa profissão como arte e ciência pois o cuidado não envolve somente a questão de caridade mais sim implica no saber fazer por meio de conhecimento científico.

 Deste modo se torna importante para os alunos do curso de enfermagem conhecer a trajetória histórica da enfermagem, bem como se apropriar constantemente das teorias de enfermagem e de publicações recentes acerca das inovações da área da saúde para garantir a melhor qualidade  durante a prestação de cuidado.

 

Referência:

OGUISSO, T. Trajetória histórica e legal da enfermagem. 2.ed. Barueri: Manole. 2007

 

Profa Dra Fabiana Veronez Martelato Gimenez

Curso de Bacharelado em Enfermagem

Disciplina de História e Introdução a Enfermagem 

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.