(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 09/06/2020

O TRATAMENTO DE SEMENTES INTERFERE NA PRODUÇÃO DA LAVOURA?

Investir em um plantio movimenta consideráveis quantidades de dinheiro, o que o produtor mais deseja é ter segurança em seu investimento. O tratamento de sementes é um aliado do produtor, o que pode garantir a segurança das plantas contra pragas e fungos, uma tarefa necessária em todas as fases da cultura. Desde o plantio, começando pelas sementes, até a fase da colheita, todo o cuidado é pouco.

O tratamento de sementes é um trabalho preventivo que pode evitar a ação de pragas e doenças e proporcionar melhor estabelecimento do estande da lavoura, permitindo a semente atinge seu máximo potencial produtivo e promove maior rendimento da lavoura.

Sendo assim, sementes que poderiam ser ameaçadas por doenças, pragas ou até interferências climáticas, conseguem crescer mais fortes, com germinação mais uniforme e com melhor enraizamento. Tudo isso é revertido em produtividade.

Há diversos recursos disponíveis no mercado para proteger as plantas durante as primeiras fases de desenvolvimento, e o tratamento de sementes industrial é um deles. Esta técnica utiliza os melhores lotes de sementes, aqueles com os maiores índices de germinação e vigor, para receber tratamento especializado;

O tratamento industrial de sementes (TIS) faz parte das etapas do beneficiamento das sementes em diversas empresas. É um processo que consiste em aplicações automatizadas por meio de equipamentos de alta tecnologia.

Outra forma de tratamento de sementes é o “on-farm”, defendido por muitos produtores com o argumento do custo, mas infelizmente a desvantagem desse método é clara quando observado a que a distribuição do produto não é uniforme, como vemos na imagem abaixo.  Segundo estudos acadêmicos, a semente tratada de forma homogênea e individualizada pode resultar em um aumento de 3 a 5 sacas quando comparado àquela tratada na fazenda.

 

Fonte: Portal Syngenta.

 

Basicamente, o tratamento de sementes é feito com fungicidas e inseticidas. Mas, além desses, outros produtos podem ser utilizados. São exemplos:

 

 

Entre as inovações que proporcionaram um novo patamar de produtividade para o agronegócio, o tratamento de sementes industrial (TSI) é uma estratégia crucial. Frente à ameaça de pragas e doenças, essa ferramenta protege a planta nos estágios iniciais de desenvolvimento, momento crítico em que a cultura se encontra mais vulnerável às doenças e pragas que podem comprometer seu crescimento.

 

 

Profª Me Jéssica Fernanda Giroti

Coordenadora do Curso de Agronomia na FAEF

Engenheira Agrônoma pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Mestre em Mecanização Agrícola pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – FCA/BOTUCATU.

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.