(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001

Postado em 28/05/2020

MATA ATLÂNTICA ESTÁ PRESENTE NO CAMPUS FAEF

Hoje se comemora o ‘Dia Nacional da Mata Atlântica’, importante data para conscientização, valorização desse importante bioma brasileir e motivação para que a protejamos durante o ano todo.

 

            A Mata Atlântica é um dos grandes biomas do Brasil, cujo domínio atingia aproximadamente 15% do território, que abrange uma grande diversidade de espécies, incluindo espécies endêmicas, como Micos-leões (dourado, preto, cara-dourada e cara preta) e Palmeira Jussara, e vários ecossistemas, como Manguezal, Restinga, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Decidual e Floresta Estacional Semidecidual, também chamada Mata Atlântica do Interior.

            Como as demais formações florestais, a Mata Atlântica, apresenta grande importância, sendo responsável pela manutenção do ciclo hidrológico, produção de água, melhoria do clima, abrigo de espécies, desenvolvimento de interações, abrigo para comunidades silvícolas, fornecimento de produtos florestais, geração de emprego, favorece o desenvolvimento da educação ambiental, embelezam a paisagem, entre outras importâncias.

            No entanto, apesar de tão importante, a Mata Atlântica foi intensamente devastada desde a colonização do Brasil, resultando em uma perda considerável da área florestal do bioma, extinção de espécies, erosão, assoreamento de rios, diminuição ou interrupção da vazão de nascentes, e o desrespeito com os recursos florestais.

            Para reverter esse processo, leis foram criadas, reflorestamentos foram e práticas de educação ambiental vêm sendo desenvolvidos para promover a restauração de parte desse bioma e reconectar as pessoas as a natureza. Para promover a conscientização e valorização da Mata Atlântica foi definido o dia 27 de maio como sendo o ‘Dia Nacional da Mata Atlântica’, sendo a data uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente redigiu um documento fazendo menção a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas. A data serve para que façamos uma reflexão sobre a forma que estamos cuidando desse bioma e que nos estimule a desempenhar medidas de proteção durante o ano todo.

            A FAEF valoriza e respeita a Mata Atlântica, mantendo em seu campus e fazendas experimentais mais de 80 hectares de áreas florestais ocupados com remanescentes de Mata Atlântica do Interior e projetos de restauração florestal, que são manejados, restaurados e monitorados pelo curso de Engenharia Florestal. Essas florestas estão presentes nas áreas de preservação permanente, nas reservas legais e no corredor florestal implantado durante o ‘III Dia de Campo Florestal da FAEF’ e  além de todos os benefícios ambientais que promovem, favorecem o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e educação ambiental, sendo verdadeiros laboratórios a céu aberto.

            Parabenizamos esse importante bioma e deixamos aqui nossa gratidão pelo bem que a Mata Atlântica faz para nós e para a humanidade. Viva a Mata Atlântica!

 

Texto elaborado por

Prof. Mestre Augusto Gabriel Claro de Melo

Vice-diretor da FAEF

Coordenador de Engenharia Florestal

Coordenador dos Núcleos de Pesquisa e de Educação Ambiental

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.