O curso de Pós-graduação: Especialização em Docência na Educação Superior da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF, pretende ser um marco de referência ao exercício do magistério superior, pois tem como objetivo proporcionar aos docentes o estudo e a vivência de uma pedagogia e de uma didática que tem como objetivo incidir no desenvolvimento da personalidade, na auto realização e na autonomia de ser e de aprender do aluno, bem como na formação do espírito de cooperação e de solidariedade.
Especialmente centrado na docência, o curso anseia atender a demanda de professores que já estão atuando no ensino superior ou que buscam nele ingressar e que, diante do mercado emergente gerado pelas políticas de expansão do ensino superior, se ressentem de uma formação pedagógica mais consistente, para o exercício da prática docente.
Nesse contexto, é notório que para uma boa docência no ensino superior é preciso ir além do modelo padronizado, em que os professores explicam e os alunos anotam. Para um melhor aprendizado, os estudantes precisam estar envolvidos em metodologias ativas de resolução de problemas, com recursos tecnológicos à sua disposição, essa é a proposta metodológica do curso em tela.
2. PÚBLICO-ALVO:
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em se aprofundarem nos elementos constitutivos da docência universitária e ingressar na educação superior.
3.OBJETIVOS
Geral:
O curso de Especialização em Docência no Ensino Superior busca refletir o processo de construção da docência dos participantes do curso, no âmbito do ensino superior.
Específicos
Explicitar fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos e pedagógicos presentes no ensino superior brasileiro, de modo a favorecer a identificação das concepções que subsidiam as práticas dos participantes bem como uma reflexão crítica sobre as mesmas;
Favorecer a partilha reflexiva de práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas no trabalho prático dos participantes do curso;
Discutir problemas pontuais do ensino superior brasileiro no contexto contemporâneo, marcado pelo neoliberalismo e identificado, por muitos, como pós-modernidade.
4. DIFERENCIAIS
Matriz curricular moderna, com disciplinas que buscam refletir sobre as legislações e demais políticas públicas que dizem respeito ao ensino superior;
Visão de mercado, com professores gabaritados e disciplinas modernas que preparam o aluno para o mercado de trabalho;
Práticas pedagógicas inovadoras, visando o estímulo à prática dos estudantes desde o início da pós-graduação.
5. CRONOGRAMA DAS AULAS E DURAÇÃO
Período de aulas: março 2019 a outubro de 2020.
Duração: 03 (três) semestres.
Dia da Semana: Sábados (Quinzenal).
Horário: das 08h às 15h.
Carga Horária: 650 horas
ESTRUTURA MODULAR EM DOIS BLOCOS
2019 |
|
Mês |
Dias |
Março |
09 e 23 |
Abril |
13 e 27 |
Maio |
04 e 18 |
Junho |
01 e 15 |
Agosto |
10 e 24 |
Setembro |
14 e 28 |
Outubro |
05 e 19 |
Novembro |
09 e 23 |
Dezembro |
07 e 14 |
2020 |
|
Mês |
Dias |
Fevereiro |
08 e 22 |
Março |
07 e 21 |
Abril |
04 e 18 |
Maio |
09 e 23 |
Junho |
06 e 20 |
Agosto |
08 e 22 |
Setembro |
05 e 19 |
Outubro |
03 e 17 |
6. CRONOGRAMA DAS AULAS E DURAÇÃO
PÓS- GRADUAÇÃO – ESPECIALIZAÇÃO EM “DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR”
|
||
BLOCO I |
||
MÓDULO |
CRONOGRAMA |
C/H |
01 |
Organização, legislação e políticas públicas no ensino superior
|
32 |
02 |
Análise dos movimentos históricos do ensino superior
|
32 |
03 |
Ética profissional e vida acadêmica
|
32 |
04 |
Identidade Profissional Do Docente Universitário
|
32 |
05 |
Gestão de carreira docente
|
32 |
06 |
Planejamento e avaliação no ensino superior
|
32 |
07 |
A transdisciplinaridade na educação
|
32 |
08 |
Produção de textos acadêmicos e científicos
|
32 |
09 |
Metodologias ativas da aprendizagem: Problem Based Learning (PBL) e Team Based Learning (TBL).
|
32 |
BLOCO II |
||
10 |
Gestão de sala de aula
|
32 |
11 |
Português instrumental
|
32 |
12 |
Metodologia cientifica e pesquisa educacional
|
32 |
13 |
Seminário de pesquisa
|
32 |
14 |
Inglês instrumental
|
32 |
15 |
Tópicos especiais em educação: leituras independentes
|
32 |
16 |
Gestão e coordenação pedagógica
|
32 |
17 |
Língua brasileira de sinais (LIBRAS)
|
32 |
18 |
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Defesas)
|
106 |
Carga Horária Total |
650 |
Informações |
|
Duração |
03 semestres |
Formação |
LATO SENSU |
Turno |
Aos Sábados |
Vagas |
100 vagas |