(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Graduação em

Enfermagem

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

CONHEÇA O CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM DA FAEF

O curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral-FAEF teve início no ano de 2016, sendo autorizado pela Portaria MEC 583, de 17 de agosto de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 18 de agosto de 2015.

Busca formar um profissional capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico de Garça, da região centro-oeste paulista, e do Brasil, com ênfase nas dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.

 

O curso de Enfermagem da FAEF insere o estudante, desde o primeiro semestre do curso, em cenários práticos reais do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetiva-se com essa medida, que o egresso do Curso de Enfermagem da FAEF tenha consciência do seu importante papel social como um agente educador em saúde, o qual, em pleno exercício da profissão, atue nas comunidades com tomada de decisões proporcionando assim as necessárias transformações da realidade.

 

Os estudantes do curso de Enfermagem da FAEF, participam de ações de saúde para toda a comunidade, inicialmente no Laboratório de Práticas Profissionais do curso, para o domínio das habilidades necessárias, e depois nas comunidades de Garça e região, através dos inúmeros projetos de extensão promovidos pelo curso.

 

Com uma matriz curricular que visa a contemplar demandas locais e regionais, a FAEF organiza e reorganiza permanentemente, para o curso de enfermagem, uma matriz curricular promissora e articuladora com a realidade. O Sistema Único de Saúde - SUS é o modelo de saúde precursor para a estruturação dos conteúdos. O contato com essas demandas e com as casuísticas que lhes são inerentes, ocorre nas atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo curso de Enfermagem. Destarte, a estrutura do curso foca numa formação que viabilize a aquisição de uma série de competências, habilidades, atitudes e virtudes pelos acadêmicos, bacharéis em Enfermagem. Isto sob o enfoque de que o egresso deve dominar os conhecimentos científicos e conceitos básicos, indispensáveis para desempenhar com qualidade, competência, responsabilidade e ética, todas as funções que sua profissão venha a exigir. Estará o egresso, portanto, preparado para atuar na esfera de promoção, prevenção e assistência à saúde, além de apto às ações de educação para a saúde, buscando transformar a realidade de indivíduos, de famílias e de comunidades. 

 

ALÉM DE UMA MATRIZ CURRICULAR ESMERADA E ADEQUADA À ATUALIDADE O CURSO DE ENFERMAGEM DA FAEF TRAZ NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO A NECESSÁRIA FORMAÇÃO ÉTICA E MORAL ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL DO SEU EGRESSO.

TRATA-SE DO PROJETO FLORESCER: INOVAÇÃO METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS NOSSOS ALUNOS FUTUROS ENFERMEIROS.

 

A FAEF acredita que o bom profissional da Enfermagem deve ser, antes de tudo, uma boa pessoa (com princípios morais e éticos) e para isso busca desenvolver a formação integral dos seus estudantes, acrescentando o desenvolvimento social e humano à sua formação, além do conhecimento técnico científico. Para atingir esse objetivo, desenvolveu o inovador PROJETO FLORESCER, que promove o desenvolvimento dessa formação interior.

 

O PROJETO FLORESCER que teve início partir de 2015, é coordenado pelo Núcleo de Ensino – NUEN e contempla uma série de atividades que envolvem o ambiente físico, as discussões, a reflexão, e as mudanças de hábitos de relacionamentos e de visão de mundo.

 

Todas as salas da FAEF são nomeadas com virtudes, que são escritas nas portas de entrada das salas de aulas e nas paredes internas. Com isso, temos pelo Campus a sala de aula da ‘Amizade’, a sala de aula do ‘Amor’, a sala da ‘Gratidão’, entre outras.

 

Cada turma de cada sala de aula, no início do semestre, recebe do Núcleo de Educação Ambiental da FAEF uma muda de um vegetal plantada em vaso, que passa a ser a planta daquela turma e os cuidados com ela ficam na responsabilidade dos alunos. Com isso desenvolve-se o amor, o respeito e os cuidado aos seres vivos como um todo. Desenvolve-se assim nos alunos o CUIDAR!

 

Além disso, em todas as disciplinas, os Professores dedicam alguns minutos iniciais das primeiras aulas do turno para a discussão e reflexão de temas relacionados com a formação humana dos alunos, sendo estes disponibilizados no Google Classroom através de imagens, trechos de reportagem, letras de música, poesias e poemas, etc. Vamos relatar um exemplo de discussão promovida pelos docentes em sala de aula para a virtude de COOPERAÇÃO “Qual a importância do trabalho em equipe dentro da futura profissão de vocês?”, e, assim, as várias virtudes são trabalhadas para que os alunos compreendam a importância do desenvolvimento humano, e sejam profissionais diferenciados. Ademais, procura-se implantar outros florescimentos (mudanças) através de adequações da parte física das salas de aulas, tais como: mesas redondas e cadeiras para trabalhos em equipe, salas de aula ao ar livre, entre outras.

 

Dessa forma, o PROJETO FLORESCER vem como uma inovação para a promover a formação integral dos nossos alunos do Curso de Enfermagem, que com certeza serão profissionais diferenciados e atentos para às necessidades técnicas e humanas nas comunidades onde estarão inseridos desempenhando suas profissões.

 

Corpo Docente

 

PROFª. DRAª. JOYCE FERNANDA SOARES ALBINO GHEZZI 
Coordenadora do Curso de Enfermagem
Coordenadora do Núcleo de Ensino (NUEN)
Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da FAEF
 
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP);
Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina em Marília – Famema;
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – INDEP
Especialista em Atenção Especializada e Integral às Urgências pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – INDEP
Especialista em Formação Didática Pedagógica em Enfermagem pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – INDEP
Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Marília - UNIMAR;
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7584743006779247
CONTATO INSTITUCIONAL: enfermagem@faef.br

 

PROFª. DRA. CHAYRRA CHEHADE GOMES
Doutorado: Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas-USP, ICB-
Mestre: Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas-USP, ICB-
Graduação: Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4486635526323322

 

PROFª. DRA. FABIANA VERONEZ MARTELATO GIMENEZ
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista -Faculdade de Filosofia e ciência UNESP Marilia- São Paulo.
Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, Botucatu, São Paulo.
Especialização em Gestão da Clínica nas regiões de saúde-Hospital Sírio-Libanês, Sírio-Libanês, São Paulo, Brasil
Especialização em Enfermagem do Trabalho-Instituto de Ensino Capacitação e Pós Graduação Ltda, INDEP, São Paulo.
Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa EAD-Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio De Janeiro, Brasil
Especialização em Educação em Saúde Pública-Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Capanema, Brasil
Especialização em Saúde da Família- Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Marilia, São Paulo.
Aperfeiçoamento em Saúde da Família Multiprofissional em Enfermagem-Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Marilia, São Paulo.
Graduação em Enfermagem- Universidade de Marília, UNIMAR, Marília, São Paulo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5966686879498111

 

PROFª ESPECIALISTA PRISCILA BOCCHILE DE LIMA
Especialista em Unidade Terapia Intensiva Adulto, Pediatrico e Neonatal pelo Instituto de Ensino Capacitação e Pós Graduação – Marília/SP; 
Especialista em Formação Didático – Pedagógica em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Capacitação e Pós Graduação -Marília/SP; 
Especilista em Aperfeiçoamento em Curso  Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – São Paulo/SP; 
Especialista em Residência Multiprofissonal em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina de Marília – Marília/SP; 
Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Iguaçu – Marília –SP
Graduada em Enfermagem pela Universidade de Marília – UNIMAR
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2806237665669307

 

PROF. ESPECIALISTA CARLOS EDUARDO SOBRINHO
Especialista em Formação Pedagógica Docente para Disciplinas Enfermagem pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza , CEETEPS;
Especialista em Ensino de Jovens e Adultos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológico Paula Souza, CEETEPS. 
Especialista em Suporte Avançado de vida em Cardiologia pela Universidade Estadual de Londrina ,UEL;
Especialista em Dependência Química pelo Instituto de Ensino Superior Dom Alberto Ltda  MG
Especialista em Gestão Hospitalar e Gestão de Pessoas pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana-FARESE MG
Graduação em Enfermagem pela Universidade de Marília – Unimar 
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br//4647335024494898

 

PROFª. ESPECIALISTA ELUANA MARIA LOURENÇO DE SÁ
Especialização em ESPECIALIZAÇÕA EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO pela Universidade de Marília, UNIMAR.
Especialização em ATENÇÃO ESPECIALIZADA E INTEGRAL AS URGÊNCIAS pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação, INDEP.
Aperfeiçoamento em ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
Graduação em Enfermagem pela Universidade de Marília, UNIMAR.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4627187163265237

 

PROF. ESPECIALISTA MAERCIO VINICIUS SIQUEIRA BODRIN 
Especialização (em andamento) Enfermagem Em Cardiologia E Hemodinâmica pela Unimar Universidade de Marília.
Especialista em Formação Didático-Pedagógica Em Enfermagem pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. 
Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade da Alta Paulista. 
Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva do Adulto (U.T.I.) pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).
Graduação em Enfermagem pela Unimar Universidade de Marília.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3452082864520788

 

 
PROFª Ms. CAROLINE BRANDÃO PIRES DE ALMEIDA
Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo - Unidade Bauru 
Mestre em Mestrado Acadêmico em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília 
Especialista em Urgência e Emergência pela Residencia Multiprofissional da Faculdade de Medicina de Marília 
Especialista em Estomaterapia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto 
Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2586442312980394

 

 
PROFª. Ms. JULIANA RIBEIRO DA SILVA VERNASQUE
Doutoranda em Enfermagem pela UNESP- Botucatu- SP
Mestre em Ciências da Saúde pela USP - SP
Aperfeiçoamento em Metodologias Ativa - Sírio Libanês
Especialista em Saúde Coletiva pela USP - SP
Graduação em Enfermagem pela FAMEMA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5007016652035466

 

PROFª. Ms. ALINE PEREIRA SOUZA 
Mestre em Saúde e Envelhecimento no programa de Mestrado Acadêmico pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema.
MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Especialista em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde.
Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. 
Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação de Marília - INDEP.
Graduação em Enfermagem pela Universidade de Marília - UNIMAR.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8498086976922086

 

PROF. DR. FELIPE PINHEIRO DE SOUZA
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período sanduíche na Universidad de Granada, Espanha. 
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP –Bandeirantes).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1642955376796651

 

PROFª ESPECIALISTA LARISSA AGOSTINHO CARLI
Especialista em Atenção Especializada e Integral às Urgências pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – INDEP;
Especialista em U.T.I. – Neonatal, Pediátrica e Adulto pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação – INDEP;
Especialista em Docência em Enfermagem pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais-IPEMIG;
Graduação em enfermagem pela Universidade de Marília – UNIMAR 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6666577822165405

 

PROFª. DRA. PRISCILA EMIKO KOBAYASHI
Doutora pelo Programa de Medicina Veterinária, área de Patologia Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- UNESP -Botucatu/ SP. 
Mestre pelo Programa de Medicina Veterinária, área de Patologia Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- UNESP -Botucatu/ SP. 
Residência médica na área de Patologia Animal, no Laboratório de Patologia Investigativa e Comparada, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- UNESP -Botucatu/ SP. 
Graduação de Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- UNESP -Botucatu/ SP.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5734648283059527
 
Informações
Duração
05 anos
Formação
Bacharelado em Enfermagem
Turno
Noturno
Vagas
60 vagas

Bacharelado em Enfermagem - autorizado pela Portaria MEC nº 583 de 17 de agosto de 2015, publicado no D.O.U. em 18 de agosto de 2015

 

Grade de Horários
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
REVISTA CIENTÍFICA
EXTENSÃO
DOCUMENTOS DE ESTÁGIO
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2022
ACOMPANHAMENTO DE EGRESSO
FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme