(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Graduação em

Enfermagem

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

ENFERMAGEM

 

A FAEF, iniciou seu curso de Enfermagem em Janeiro/ 2015, oferece 100 vagas no período diurno/noturno; Autorizado pela Portaria MEC n.583, de 17de Agosto de 2015, Publicada no Diário Oficial da União, 18 de Agosto de 2015.  Conta com Biblioteca, aulas práticas em Laboratórios de Informática, Anatomia Humana, Semiologia e Semiotécnica, Citologia e Bioquimica. Corpo docente capacitado (Mestres e Especialistas).

Estimulo ao Ensino, Pesquisa e Extensão e a formação de um profissional líder e liberal, embasado nos princípios da ética e da humanização, desenvolver estratégias teóricas e metodológicas que permitam a superação dos limites da prática da Enfermagem, questionando e tendo uma visão crítica da realidade e compreendendo os fatos sociais em constante mutação;

 

E-mail: enfermagem@faef.br

 

A enfermagem é uma prática social, historicamente determinada, ou seja, uma profissão existente no Brasil desde a década de 1920 e que vem buscando ampliar seu reconhecimento enquanto uma carreira na área da saúde.

O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo.

Cuidar dos doentes é uma necessidade que evoluiu junto com a humanidade ao longo dos milênios, embora nem sempre tenha sido chamada de Enfermagem. Por muito tempo, essa atividade esteve entrelaçada às crenças religiosas, sendo praticada sem grandes conhecimentos científicos, mas sempre com o objetivo de restaurar a saúde dos enfermos.

Somente no século XIX, a italiana Florence Nightingale deu início à Enfermagem moderna ao fundar a primeira escola de Enfermagem, junto ao Hospital St. Thomas, na Inglaterra. Com experiência como enfermeira de guerra, Florence promoveu um ensino baseado na ciência e em métodos avançados para a época, como colocar os pacientes em ambientes arejados.

 

O enfermeiro tem um grande papel como educador.

Engana-se quem pensa que cuidar dos pacientes nos hospitais e clínicas é a única obrigação do enfermeiro. Na verdade, seu papel no sistema de saúde é muito mais complexo do que realizar procedimentos técnicos. Muitas vezes, inclusive, esse profissional nem mesmo é encarregado da maior parte dessas ações em seu local de trabalho.

Isso ocorre porque o enfermeiro é quem treina e coordena as equipes de auxiliares e técnicos de Enfermagem, ocupando, assim, o posto de orientador. Além disso, também deve instruir os pacientes sobre a prevenção de doenças, por meio de atividades educativas que impactam diretamente a saúde pública.

 

As possibilidades de atuação vão muito além dos hospitais...

Quando se fala em profissionais de Enfermagem, a tendência é imaginá-los cuidando dos pacientes em um hospital. Esse é, de fato, um dos locais que mais necessitam de enfermeiros, mas está muito longe de ser o único. Existe uma série de campos de atuação possíveis para quem se forma nessa área. Suas principais responsabilidades estão relacionadas ao cuidado de seres humanos, prevenção de doenças, alivio do sofrimento e proteção, recuperação e promoção da Saúde de indivíduos, grupos, famílias, comunidades e populações, o profissional da enfermagem atua no planejamento na organização e na execução de cuidados de saúde de indivíduos e grupos em diversos ambientes.

Corpo Docente

Informações
Duração
05 anos
Formação
Bacharelado em Enfermagem
Turno
Noturno
Vagas
100 vagas
Matriz Curricular

Bacharelado em Enfermagem - autorizado pela Portaria MEC nº 583 de 17 de agosto de 2015, publicado no D.O.U. em 18 de agosto de 2015.

Grade de Horários

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 99770-8001
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.