(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Graduação em

Enfermagem

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

CONHEÇA O CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM DA FAEF

O curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral-FAEF teve início no ano de 2016, sendo autorizado pela Portaria MEC 583, de 17 de agosto de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 18 de agosto de 2015.

Busca formar um profissional capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico de Garça, da região centro-oeste paulista, e do Brasil, com ênfase nas dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.

 

O curso de Enfermagem da FAEF insere o estudante, desde o primeiro semestre do curso, em cenários práticos reais do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetiva-se com essa medida, que o egresso do Curso de Enfermagem da FAEF tenha consciência do seu importante papel social como um agente educador em saúde, o qual, em pleno exercício da profissão, atue nas comunidades com tomada de decisões proporcionando assim as necessárias transformações da realidade.

 

Os estudantes do curso de Enfermagem da FAEF, participam de ações de saúde para toda a comunidade, inicialmente no Laboratório de Práticas Profissionais do curso, para o domínio das habilidades necessárias, e depois nas comunidades de Garça e região, através dos inúmeros projetos de extensão promovidos pelo curso.

 

Com uma matriz curricular que visa a contemplar demandas locais e regionais, a FAEF organiza e reorganiza permanentemente, para o curso de enfermagem, uma matriz curricular promissora e articuladora com a realidade. O Sistema Único de Saúde - SUS é o modelo de saúde precursor para a estruturação dos conteúdos. O contato com essas demandas e com as casuísticas que lhes são inerentes, ocorre nas atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo curso de Enfermagem. Destarte, a estrutura do curso foca numa formação que viabilize a aquisição de uma série de competências, habilidades, atitudes e virtudes pelos acadêmicos, bacharéis em Enfermagem. Isto sob o enfoque de que o egresso deve dominar os conhecimentos científicos e conceitos básicos, indispensáveis para desempenhar com qualidade, competência, responsabilidade e ética, todas as funções que sua profissão venha a exigir. Estará o egresso, portanto, preparado para atuar na esfera de promoção, prevenção e assistência à saúde, além de apto às ações de educação para a saúde, buscando transformar a realidade de indivíduos, de famílias e de comunidades. 

 

ALÉM DE UMA MATRIZ CURRICULAR ESMERADA E ADEQUADA À ATUALIDADE O CURSO DE ENFERMAGEM DA FAEF TRAZ NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO A NECESSÁRIA FORMAÇÃO ÉTICA E MORAL ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL DO SEU EGRESSO.

TRATA-SE DO PROJETO FLORESCER: INOVAÇÃO METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS NOSSOS ALUNOS FUTUROS ENFERMEIROS.

 

A FAEF acredita que o bom profissional da Enfermagem deve ser, antes de tudo, uma boa pessoa (com princípios morais e éticos) e para isso busca desenvolver a formação integral dos seus estudantes, acrescentando o desenvolvimento social e humano à sua formação, além do conhecimento técnico científico. Para atingir esse objetivo, desenvolveu o inovador PROJETO FLORESCER, que promove o desenvolvimento dessa formação interior.

 

O PROJETO FLORESCER que teve início partir de 2015, é coordenado pelo Núcleo de Ensino – NUEN e contempla uma série de atividades que envolvem o ambiente físico, as discussões, a reflexão, e as mudanças de hábitos de relacionamentos e de visão de mundo.

 

Todas as salas da FAEF são nomeadas com virtudes, que são escritas nas portas de entrada das salas de aulas e nas paredes internas. Com isso, temos pelo Campus a sala de aula da ‘Amizade’, a sala de aula do ‘Amor’, a sala da ‘Gratidão’, entre outras.

 

Cada turma de cada sala de aula, no início do semestre, recebe do Núcleo de Educação Ambiental da FAEF uma muda de um vegetal plantada em vaso, que passa a ser a planta daquela turma e os cuidados com ela ficam na responsabilidade dos alunos. Com isso desenvolve-se o amor, o respeito e os cuidado aos seres vivos como um todo. Desenvolve-se assim nos alunos o CUIDAR!

 

Além disso, em todas as disciplinas, os Professores dedicam alguns minutos iniciais das primeiras aulas do turno para a discussão e reflexão de temas relacionados com a formação humana dos alunos, sendo estes disponibilizados no Google Classroom através de imagens, trechos de reportagem, letras de música, poesias e poemas, etc. Vamos relatar um exemplo de discussão promovida pelos docentes em sala de aula para a virtude de COOPERAÇÃO “Qual a importância do trabalho em equipe dentro da futura profissão de vocês?”, e, assim, as várias virtudes são trabalhadas para que os alunos compreendam a importância do desenvolvimento humano, e sejam profissionais diferenciados. Ademais, procura-se implantar outros florescimentos (mudanças) através de adequações da parte física das salas de aulas, tais como: mesas redondas e cadeiras para trabalhos em equipe, salas de aula ao ar livre, entre outras.

 

Dessa forma, o PROJETO FLORESCER vem como uma inovação para a promover a formação integral dos nossos alunos do Curso de Enfermagem, que com certeza serão profissionais diferenciados e atentos para às necessidades técnicas e humanas nas comunidades onde estarão inseridos desempenhando suas profissões.

CORPO DOCENTE

 

PROFª. DRAª. JOYCE FERNANDA SOARES ALBINO GHEZZI 

Coordenadora do Curso de Enfermagem

Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da FAEF

 

• Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Saúde e Envelhecimento da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA);

• Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP);

• Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina em Marília – Famema;

• Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – INDEP

• Especialista em Atenção Especializada e Integral às Urgências pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – INDEP

• Especialista em Formação Didática Pedagógica em Enfermagem pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação – INDEP

• Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Marília - UNIMAR;

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7584743006779247

CONTATO INSTITUCIONAL: enfermagem@faef.br

 

PROFª Ms. CAROLINE BRANDÃO PIRES DE ALMEIDA

Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem

 

• Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo - Unidade Bauru 

• Mestre em Mestrado Acadêmico em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília 

• Especialista em Urgência e Emergência pela Residencia Multiprofissional da Faculdade de Medicina de Marília 

• Especialista em Estomaterapia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto 

• Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2586442312980394

Informações
Duração
05 anos
Formação
Bacharelado em Enfermagem
Turno
Noturno
Vagas
60 vagas

Bacharelado em Enfermagem - autorizado pela Portaria MEC nº 583 de 17 de agosto de 2015, publicado no D.O.U. em 18 de agosto de 2015

 

Grade de Horários
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
REVISTA CIENTÍFICA
EXTENSÃO
DOCUMENTOS DE ESTÁGIO
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2022
ACOMPANHAMENTO DE EGRESSO
FAEF FAIT FAIP Eduvale

Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99770-8001
Copyright © 2022 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luis Guilherme