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FAEF FAIT FAIP EDUVALE

 

1. TÍTULO DO CURSO                                                                                                             

Pós-Graduação em nível de Especialização Lato Sensu: "ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR"

 

2.                  JUSTIFICATIVA

O curso pretende capacitar e formar profissionais da Educação Básica para o exercício de cargos e funções de gestão administrativa e pedagógica nas escolas públicas e privadas. Desse modo, visa preparar profissionais para atuar na direção, vice-direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em instituições educacionais. Atende a crescente demanda de atualização e formação de profissionais portadores de diploma de licenciatura em qualquer área de conhecimento que pretendem investir em sua carreira profissional, habilitando-se para a Gestão e Direção Escolar. Acata as exigências do artigo 64 da LDB/1996 e aos requisitos de carga horária mínima de 800 (oitocentas horas) previstas nos Decretos do Governo do Estado de São Paulo n.º 43.409/1998 e n.º 57.670/2011.

 

3.                  PUBLICO ALVO

Profissionais com formação superior portadores de diploma de licenciatura em qualquer área de conhecimento, envolvidos com a educação que pretendem atuar em cargos ou funções administrativas de direção, planejamento, inspeção ou supervisão da educação básica nas redes pública ou privada. Destina-se, também, a profissionais que almejam ingressar na carreira do magistério superior.

 

4.                  INÍCIO DAS AULAS E DURAÇÃO

Período de aulas: Maio 2016 a Julho de 2017.

Dia da Semana: Sábados (Quinzenal).

Horário: das 08h00 as 16h00 horas.

 

5.                  MÓDULOS E EMENTAS

Módulo 01 - Fundamentos teóricos e práticos da gestão escolar: educação, epistemologia e perspectivas atuais.

Concepções de organização e gestão escolar; As vertentes do conhecimento positivista, fenomenológico e dialético presentes nas modalidades organizativas e pedagógicas da gestão escolar; Concepções de ensino e aprendizagem presentes na perspectiva construtivista (interacionista e sócio-interacionista); Tendências atuais da educação.

 

Módulo 02 - Fundamentos teóricos e práticos da supervisão escolar: competências e funções do supervisor.

Dimensões analítica e interpessoal do processo de supervisão; A natureza administrativa e pedagógica da supervisão escolar; Aspectos Institucionais: diagnóstico e formulação de propostas; O papel do supervisor como agente de mudança: liderança estratégica; Análise dos determinantes da qualidade das aprendizagens avaliadas a partir dos resultados de avaliações externas (SAEB, ENEM, SARESP, PROVA BRASIL, PISA).

 

Módulo 03 - Fundamentos e princípios legais da educação.

Fundamentos legais da Educação Básica; Fundamentos legais das modalidades educacionais (EJA, educação especial, educação técnica e profissionalizante); Regime jurídico da educação e a Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e Adolescente - (ECA); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (LDB/96); Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); Normas e diretrizes da Câmara de Educação Básica (CEB), do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho Estadual de Educação (CEE).

 

Módulo 04 - Fundamentos da educação especial inclusiva.

Fundamentos da educação especial inclusiva com base nas Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica; Política Nacional de Educação Inclusiva; Legislações específicas: Lei n.º 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; Decreto nº 3.956/2001 – (Convenção da Guatemala); - Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Metodologias de trabalho para identificação e adaptação curricular às necessidades educacionais especiais.

 

Módulo 05 - Políticas públicas educacionais e os processos de gestão escolar: gestão participativa, gestão pedagógica e gestão de pessoas.

Normas e princípios da gestão democrática da educação; O espaço da administração pública e privada e os confrontos entre o público e o privado na busca da construção de uma escola democrática na forma da lei; Desenvolvimento e aprendizagem por meio das principais correntes psicológicas; Gestão do quadro de pessoal administrativo e pedagógico; Definições de nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; Cargos e funções: cargo efetivo, cargo em comissão e contrato temporário; Estatutos e planos de carreira.

 

Módulo 06 - Organização e funcionamento das instituições de ensino: gestão de recursos físicos e financeiros

Conceitos de infraestrutura, equipamentos e mobiliário escolar, material permanente, material de consumo e material de distribuição gratuita; Planejamento do uso de recursos físicos: uso de equipamentos, mobiliário e espaços escolares; Gestão de recursos financeiros, aspectos legais da aquisição de bens, contratação de serviços e prestação de contas: os princípios, modalidades e prazos de licitação; Princípios da racionalidade administrativa e responsabilidades da gestão com a manutenção, reposição e alienação de bens.

 

Módulo 07 - Organização e funcionamento das instituições de ensino: gestão do espaço físico e do patrimônio escolar.

Relações entre planejamento e demanda escolar com base nos requisitos de adequação, conforto, higiene, salubridade e segurança; Relações entre o espaço físico e a facilitação do desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da Escola; Patrimônio material e imaterial, patrimônio público e patrimônio privado; Patrimônio escolar e comunidade; Patrimônio, planejamento, identidade e autonomia escolar.

 

Módulo 08 - Planejamento estratégico: gestão administrativa e gestão de resultados.

Planejamento estratégico e ações de antecipação e intervenção educativa; Elaboração, implementação e avaliação de planos de ação; Trabalho em equipe e tipos qualitativos de líderes educacionais; Construção e análise de instrumentos de planificação a curto, a médio e em longo prazo; Processos de elaboração, aplicação, organização e interpretação de instrumentos de coleta de informações sobre a escola; Processos de utilização dos resultados das avaliações institucionais, das avaliações em larga escala e das avaliações internas; Aperfeiçoamento do Projeto Político e Pedagógico da Escola.

 

Módulo 09 - Organização pedagógica das instituições de ensino: gestão do currículo, planejamento e avaliação.

Gestão dos currículos escolares de acordo com o sistema público e privado de ensino; Currículo formal e currículo oculto; A produtividade educativa e os três processos constituidores do currículo escolar: o conhecimento, o poder e a subjetivação; Organização e planejamento do ensino e da aprendizagem na Educação Básica; A avaliação e sua importância como norteadora da aprendizagem escolar; Avaliação e suas classificações: diagnóstica, somativa ou cumulativa, e formativa ou educativa; Avaliações em larga escala: Prova Brasil, SARESP, ENEM e ENADE.

 

Módulo 10 – Gestão do projeto político pedagógico e a construção da autonomia escolar.

Construção e gestão do Projeto Político Pedagógico; As dimensões do projeto político pedagógico: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica; Construção da autonomia escolar; Distinção entre autonomia legal da autonomia construída pelos sujeitos da escola.

 

Módulo 11 –

Princípios da administração e da gestão pública contidos no artigo 37º da Constituição Federal de 1988 (Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Razoabilidade e Proporcionalidade, Publicidade, Eficiência e Interesse Público); Lei Federal nº 8.666/93; Ética e relações interpessoais; Ética e a dimensão moral do comportamento humano.

 

Módulo 12 – Metodologia cientifica e pesquisa educacional

Técnicas de construção de textos dissertativos; Elaboração de trabalhos e escritos científicos; Projetos de pesquisa e investigação científica; A natureza da Pesquisa em Educação: as abordagens quantitativas e qualitativas; Planejamento da pesquisa educacional: delimitação do problema de pesquisa, métodos e procedimentos de obtenção e análise de dados; Princípios éticos e problemas metodológicos da pesquisa educacional; Instruções para a elaboração de um trabalho monográfico no final do curso de acordo com as normas da ABNT.

 

Módulo 13 – Seminário de pesquisa

Os conhecimentos científicos envolvidos no curso de Especialização Lato Sensu de “Gestão e Supervisão Escolar” por meio da socialização do que foi visto nos módulos anteriores; Articulação entre teoria e prática com a apresentação das produções dos alunos; Interação entre pós-graduandos e professores do curso.

 

Módulo 14 – Tópicos especiais em educação: leituras independentes

Estado e regulação das políticas educacionais; Reforma do Estado no Brasil e seus contornos no contexto escolar; Conselhos escolares e financiamento da educação; Planejamento e Práticas da Gestão Escolar.

 

 

6.                  CARGA HORÁRIA

 

MÓDULOS

NOMES DAS DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

01

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA GESTÃO ESCOLAR: EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIA E PERSPECTIVAS ATUAIS.

45 h

02

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR: COMPETENCIAS E FUNÇÕES DO SUPERVISOR.

45 h

03

FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO.

 

45 h

04

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

 

45 h

05

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E OS PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR: GESTÃO PARTICIPATIVA, GESTÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DE PESSOAS.

45 h

06

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS

45 h

07

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: GESTÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DO PATRIMÔNIO ESCOLAR.

45 h

08

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E GESTÃO DE RESULTADOS.

45 h

09

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: GESTÃO DO CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.

45 h

10

GESTÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ESCOLAR.

45 h

11

ÉTICA E GESTÃO ESCOLAR

 

45 h

12

METODOLOGIA CIENTIFICA E PESQUISA EDUCACIONAL

 

45 h

13

SEMINÁRIO DE PESQUISA

 

45 h

14

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO: LEITURAS INDEPENDENTES

 

45 h

ORIENTAÇÃO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

170h

CARGA HORÁRIA TOTAL

800h

 

7. PRÉ-INSCRIÇÕES

Pré-inscrições abertas e gratuitas, na secretaria/FAEF: Fones: (14) 3407-8000 - (14) 99724-1019 - (14) 98165-9435 - (14) 99770 8001 - (14) 99850 1460, e-mail: pedagogia@faef.br.

 

 

 

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E-mail: vestibular@faef.br
Ligue Vestibular:
(14) 3407-8000
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