Facebook YouTube Instagram
  • Vestibular de Inverno Cursos 24-06-17
  • Problemas com o Moodle
  • Pet Shop da FAEF
  • Liberação do Moodle
  • FAEFTV Youtube
  • Proibido Fumar no Campus
  • PÓS TODOS
  • Hospital Veterinario
  • TROTE
  • Banner Nuema
  • Campanha Curta Página Facebook FAEF
FAEF FAIT FAIP EDUVALE

 

 

Pós-Graduação em nível de Especialização "latu sensu" em: "CIRURGIA EM PEQUENOS ANIMAIS",

O curso de pós-graduação em “Cirurgia em Pequenos Animais” da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF é importante para fomentar a formação de cursos de pós-graduação de acordo com as necessidades dos profissionais, tendo em vista o contexto sócio econômico da nossa região. Esse curso visa atender às necessidades da profissão do Médico Veterinário que atua na clínica cirúrgica de pequenos animais, bem como de cumprir sua finalidade magna de oferecer conhecimento técnico científico, contribuir para o desenvolvimento da profissão como um todo e atender as demandas da sociedade.

Objetivos

Proporcionar aprofundamento em áreas que exigem treinamento intensivo, continuado e especializado para que o profissional desenvolva, com segurança, atividades correlacionadas a cirurgia promovendo uma melhor atenção e condição de vida para os animais de estimação. Condição que dificilmente é alcançada durante a graduação e que os cursos de pós graduação tem como objetivo fundamental.

 

Público Alvo

Profissionais Médicos Veterinários que querem aprofundar os conhecimentos na área de cirurgia em pequenos animais e profissionais formados que desejam ingressar nessa área.

Mercado

Na formação de graduação o aluno aprende a base dos procedimentos cirúrgicos, porém, somente isso, não é suficiente para manter-se no mercado de trabalho. Atualmente o dinamismo e velocidade do surgimento de novas técnicas em cirurgias e o estreitamento da relação homem – animal, onde o pet passa a ser considerado um membro da família, faz com que os profissionais cirurgiões tenham que se especializar e assim oferecer um trabalho melhor e mais eficiente para os animais de estimação. O mercado exige profissionais capacitados e preparados tanto em conhecimento teórico como prático.

Corpo Docente

Especialistas, Mestres e Doutores, experientes e renomados.

Orientações sobre as matrículas

Pré-Inscrições abertas a partir de 23/02/2016:

Encaminhar para o e-mail: medicina@faef.br

NOME COMPLETO:

RG:

CPF:

CIDADE:

TELEFONE:

E-MAIL:

NOME DA PÓS: “CIRURGIA EM PEQUENOS ANIMAIS”

Dúvidas entre em contato: (14) 34078000 ou (14) 996562807 Prof. Osni

Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, KM 420. CEP: 17512-130. Garça/SP. www.faef.edu.br.

 

Período de aulas: Maio 2016 a Junho de 2017.

 

Dia da Semana: Sábados

 

Horário: das 08h00 as 16h00 horas.

 

 

MÓDULOS: 14 Módulos com carga horária de 32h cada, totalizando 448h.

 

MÓDULO 1. Anatomia Aplicada

Revisar e atualizar conceitos e nomenclatura anatômica dos ossos, junturas sinoviais, músculos e órgãos auxiliares de músculos. Conceito de víscera, arquitetura do coração, artérias e veias, circulação geral, pulmonar e fetal. Anatomia dos sistemas nervoso, oftálmico, tegumentar, linfático, respiratório, digestório e genito-urinário.

MÓDULO 2. Fisiologia Aplicada

Sistema neuromuscular: Estrutura e propriedade do plasmalema. Composição e distribuição dos líquidos corporais. Conceito e eletroquímica. Potencial de membrana. Gênese e propagação do potencial de ação. Potenciais automáticos. Sinapses. Fisiologia muscular. Sistema Nervoso: sistemas sensoriais. Sistema motor medular. Sistema motor supra-medular. Sistema nervoso autônomo. Sistema Respiratório: Mecânica respiratória. Difusão e transporte dos gases. Regulação nervosa e humoral da respiração. Sistema Cardio-vascular: Fundamentos gerais. Controle nervoso da função cardíaca, eletrocardiografia. Circulação periférica. Sistema Renal: Anatomia fisiológica do rim. Teoria básica da função do nêfron. Fluxo sanguíneo renal e pressão. Filtração glomerular e filtrado glomerular. Reabsorção e secreção nos túbulos renais. O conceito de "clearance plasmático". Mecanismos renais para a concentração e diluição da urina. Regulação da osmolaridade, da volemia e do pH. Aspectos especiais da função renal nos animais domésticos. Sistema digestório: Apreensão , mastigação e deglutição. Motilidade gastrintestinal. Secreção salivar e gastrítica. Digestão no intestino delgado. Digestão no intestino grosso. Desenvolvimento da digestão e sua filosofia. Problemas carências das vitaminas nos animais domésticos. Sistema endócrino: Considerações gerais. A hipófise. A tireóide. A paratireóide. O órgão insular do pâncreas. As suprarrenais. As glândulas genitais (gônadas) Hormônios Tissulares. Sistema reprodutor: Fisiologia geral da reprodução. Funções do aparelho genital masculino. Funções do aparelho genital feminino. Gestação e parto. Fisiologia da glândula mamária.

MÓDULO 3. Anestesiologia Veterinária de Pequenos Animais

Revisar e fornecer novos conhecimentos teóricos e práticos relativos aos pacientes e suas doenças. Como conduzir avaliação pré-operatória, procedimentos anestésicos indicados para as diversas situações, monitoramento transoperatório, possíveis complicações, emergências e técnica de ressuscitação cardiorrespiratória.

MÓDULO 4. Emergências em Clínica Cirúrgica

Conceitos atuais e avaliação clínica geral, semiologia dos principais sistemas e os recentes tratamentos das afecções encontradas nas complicações pré-cirúrgicas, cirúrgicas e pós-cirúrgicas.

MÓDULO 5. Oncologia Veterinária

Considerações gerais e definições. Classificação dos transtornos degenerativos, infiltrativos e regressivos. Análise dos processos inflamatórios, cicatrização e regeneração dos diferentes tecidos, transplante de tecidos e mecanismo da rejeição. Transtornos no crescimento ou na diferenciação celular, patologia geral das neoplasias, metástases e recidivas, nomenclatura e classificação dos tumores.

Módulo 6 e 7. Patologia e Clínica Cirúrgica Geral de Pequenos Animais

Fornecer conhecimento teórico e prático sobre as principais doenças dos sistemas da visão, audição, digestório, urinário, respiratório e reprodutor, e realizar treinamento prático das técnicas cirúrgicas atuais para a correção das afecções dos tecidos moles.

MÓDULO 8, 9 e 10 Cirurgia Ortopédica de Pequenos Animais

Revisar e fornecer novos conceitos sobre as principais doenças do sistema músculo esquelético e articular. Praticar as técnicas de acesso aos ossos e articulações dos animais, realizar osteossínteses e as técnicas de correção dos problemas articulares. 

MÓDULO 11. Neurologia Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

O objetivo da disciplina é rever e atualizar os conceitos referentes a neurologia veterinária, assim como permitir que o aluno realize treinamento prático das principais técnicas cirúrgicas utilizadas para corrigir os problemas na coluna espinhal.

 

MÓDULO 12. Leituras Independentes.

 

MÓDULO 13. Metodologia Cientifica.

Oferecer ao aluno conhecimentos para elaboração de trabalhos científicos e Monografia.

Monografia Científica: Introdução e Revisão de Literatura, Material e  Métodos, Resultados e Discussão, Pesquisa científica: planejamento e execução, Diretrizes para a redação de monografias. Normas ABNT, Análise Crítica de texto científico. Elaboração de resumo de  trabalhos para congressos e simpósios.

MÓDULO 14. Seminários de Práticas de Pesquisa em Cirurgia em Pequenos Animais.

Análise de textos em diferentes áreas ligadas à cirurgia em pequenos animais. Seminários realizados pelos alunos, abordando temas relacionados à cirurgia em pequenos animais. Dinâmica de Grupo p/análise técnica e didática dos seminários.

MÓDULO

NOME DO MÓDULO

CARGA HORÁRIA

01

Anatomia Aplicada

32h

02

Fisiologia Aplicada

32h

03

Anestesiologia Veterinária de Pequenos Animais

32h

04

Emergências em Clínica Cirúrgica

32h

05

Oncologia Veterinária

32h

06

Patologia e Clínica Cirúrgica Geral de Pequenos Animais

32h

07

Patologia e Clínica Cirúrgica Geral de Pequenos Animais

32h

08

Cirurgia Ortopédica de Pequenos Animais

32h

09

Cirurgia Ortopédica de Pequenos Animais

32h

10

Cirurgia Ortopédica de Pequenos Animais

32h

11

Neurologia Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

32h

12

Leituras Independentes.

32h

13

Metodologia Cientifica

32h

14

Seminários de Práticas de Pesquisa em Cirurgia em Pequenos Animais

32h

TOTAL DA CARGA HORÁRIA

448h

 

 

 

FIES

Vestibular 2016
E-mail: vestibular@faef.br
Ligue Vestibular:
(14) 3407-8000
(14) 99850-1460
(14) 98165-9435
(14) 98165-9435
 
Revista Eletrônica Científica
Serviços

 

 

Calendário 2017

 

 

 

 

Grupo FAEF

 
Wikipaintings
Estadão
Banner - FIES
Escrita Científica
Banner - Projeto Ler e Escrever
© Copyright 2014, GRUPO FAEF - Resolução mínima: 1024px por 768px
Site desenvolvido por COMBR Soluções em Internet