Facebook YouTube
  • XV Semana Acadêmica de Psicologia
  • FAEFTV Youtube
  • Vestibular 2017
  • Proibido Fumar no Campus
  • PÓS TODOS
  • Campanha Pós Graduação
  • Vest Agendado
  • Hospital Veterinario
  • TROTE
  • Banner Nuema
  • Campanha Curta Página Facebook FAEF
FAEF FAIT FAIP EDUVALE

 

 

 

Prof.

 

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

 

Nesta época em que os alvos são móveis e difusos, a Ciência e a Tecnologia ocupam lugar importante para o desenvolvimento do País, em particular, da agricultura. A FAEF irá oferecer em 2016 uma Pós Graduação em Agricultura de Precisão para apoiar os sinais de mudanças e as tendências de um futuro que chega cada vez mais rápido.

As tecnologias de Agricultura de Precisão já são uma realidade no campo para os técnicos e produtores rurais. Está se difundindo progressivamente o conhecimento de que existe uma variabilidade nas áreas de produção, que pode ser devido às variações do relevo, solos, vegetação e também do histórico de uso. A Agricultura de Precisão ainda desperta fascínio pela tecnologia e o futuro que ela representa. Aos mais conservadores, porém, tende a gerar uma posição oposta de cautela e desconforto do novo (ou demasiadamente novo). Após uma década e meia no País, ainda há os fascinados e as posições mais conservadoras. Entretanto, o avanço é inegável, houve amadurecimento, o mercado se estabeleceu e a academia trouxe os resultados que são sustentados cientificamente.

 

Público-alvo: Profissionais de nível superior direta ou indiretamente envolvidos com as atividades no setor: Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Tecnólogos Mecanização em Agricultura de Precisão e áreas afins, que queiram adquirir conhecimentos teóricos e técnicos no setor de Agricultura de Precisão, objetivando obter maior qualificação profissional para atuarem em um mercado crescentemente integrado.

 

Carga horária: Considerando o caráter informativo e formativo, bem como a complexidade do objeto de estudo e a sua multidisciplinaridade, o curso terá 384 horas de duração.

 

Período de aulas: Maio 2016 a Junho de 2017.

Dia da Semana: Sábados

Horário: das 08h00 as 16h00 horas.

MÓDULO E CONTEÚDO

 

MÓDULO 1: APLICAÇÕES DA AGRICULTURA DE PRECISÃO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE GRÃOS NO BRASIL.

 

Os avanços em se adotar técnicas de Agricultura de Precisão para aprimorar o gerenciamento das propriedades brasileiras produtoras de grãos vêm evoluindo significativamente nos últimos anos. A Agricultura de Precisão permanece vinculada ao manejo da variabilidade espacial da fertilidade do solo, mediante amostragens georreferenciadas e aplicação de corretivos e fertilizantes a taxa variável.

 

MÓDULO 2: POTENCIAL DE APLICAÇÃO DA AGROMETEOROLOGIA EM AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA PRODUÇÃO DE GRÃOS

 

A agrometeorologia é a área das ciências agrárias que estuda as condições atmosféricas e suas consequências no ambiente rural. A micrometeorologia agrícola é um ramo da ciência atmosférica e da agrometeorologia, que estuda fenômenos de variação diária em micro escala até, aproximadamente dois metros acima da superfície. Na agronomia, a micrometeorologia estuda os fluxos térmicos e hídricos associados às plantas, bem como as relações com outros fatores bióticos e abióticos, que interferem na produção das mesmas. O microclima é, portanto, o conjunto de fenômenos que ocorrem na camada de ar junto ao solo ou à cultura.

 

MÓDULO 3: USO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO EM MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS

 

Detecção de alvos em tempo real, Análise de imagens, Sensores de presença dos alvos, Coleta de dados georeferenciados, Mapas de tratamentos.

 

MÓDULO 4: FERRAMENTAS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO: SISTEMAS E INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG), SENSOREAMENTO REMOTO, GEOESTATÍSTICA APLICADA.

 

Sistemas integrais de posicionamento global (GPS), Sistemas diferenciais de posicionamento global (DGPS), Sistemas de controle e monitoramento direcional.

 

 

MÓDULO 5: SISTEMAS PARA APLICAÇÃO LOCALIZADA DE ADUBOS E CORRETIVOS

 

Monitores para distribuidores de calcário e adubo, Sensores de fluxo, Atuadores, Sistemas de controle.

 

MÓDULO 6: AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA CULTURAS PERENES E SEMI-PERENES

 

Os sistemas de produção atualmente existentes na fruticultura brasileira caracterizam-se pela execução de diversas práticas agrícolas durante o ciclo da cultura, tendo como preocupação a quantidade e a qualidade da produção, e a rentabilidade da atividade agrícola.

 

MÓDULO 7: AGRICULTURA DE PRECISÃO EM MANEJO DE PLANTAS DANINHAS E SISTEMAS PARA APLICAÇÃO LOCALIZADA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

 

Um dos maiores custos da produção agrícola esta relacionada à aplicação de agrotóxicos, sendo normalmente recomendadas doses superiores às necessárias, para o controle eficiente de pragas, doenças e plantas daninhas, o que além de aumentar os custos de produção pode causar sérios danos aos recursos naturais.

 

MÓDULO 8: AGRICULTURA DE PRECISÃO NAS PRINCIPAIS CULTURAS DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

 

Análise das condições da cultura, Sistemas para monitoramento da produção, Sensores de fluxo, Sensores de largura de corte, Sensores de inclinação, Mapeamento da produção.

 

MÓDULO 9: SISTEMAS DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE SEMEADURA

 

Monitores para semeadoras/adubadoreas, Sensoriamento de sementes, Sensoriamento de adubos, Sistemas de controle.

 

MÓDULO 10: ELETRÔNICA EMBARCADA: ESTUDO DOS SENSORES, ATUADORES, AQUISIÇÃO E COMUNICAÇÃO DE DADOS, SISTEMAS ELETRÔNICOS DE POSICIONAMENTO E GEOREFERENCIAMENTO.

 

Sensores de velocidade e deslocamento, Bússola eletrônica, Sensores ópticos, Sensores de proximidade, Sensores de pressão, Sensores de fluxo, Controladores de pressão, Válvulas e atuadores elétricos, Válvulas e atuadores pneumáticas.

 

MÓDULO 11: METODOLOGIA CIENTIFICA

 

Monografia Científica: Introdução e Revisão de Literatura, Material e  Métodos, Resultados e Discussão, Pesquisa científica: planejamento e execução, Diretrizes para a redação de monografias. Normas ABNT, Análise Crítica de texto científico. Elaboração de resumo de  trabalhos para congressos e simpósios.

 

MÓDULO 12: SEMINÁRIOS DE PRÁTICAS DE PESQUISA EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

 

Análise de Textos em diferentes áreas ligadas à agricultura de precisão. Seminários realizados pelos alunos, abordando temas relacionados à agricultura de precisão. Aulas teórico-práticas sobre alguns aspectos de técnica de ensino e utilização de recursos audiovisuais. Análise de textos abordando Planejamento de Ensino e Avaliação. Dinâmica de Grupo p/análise técnica e didática dos seminários

 

 

 

MÓDULO

 

C/H

1

Aplicações da Agricultura de Precisão em Sistemas de Produção de Grãos no Brasil.

32H

2

Potencial de aplicação da Agrometeorologia em Agricultura de Precisão para produção de grãos

32H

3

Uso da Agricultura de Precisão em Manejo de Pragas e Doenças

32H

4

Ferramentas para Agricultura de Precisão: Sistemas e Informação Geográfica (SIG), Sensoreamento Remoto, Geoestatística Aplicada.

32H

5

Sistemas para aplicação Localizada de Adubos e Corretivos

32H

6

Agricultura de Precisão para culturas Perenes e Semi-Perenes

32H

7

Agricultura de Precisão em Manejo de Plantas daninhas e Sistemas para aplicação localizada de defensivos agrícolas

32H

8

Agricultura de Precisão nas principais culturas de importância econômica

32H

9

Sistemas de Controle e Monitoramento de Semeadura

32H

10

Eletrônica embarcada: estudo dos sensores, atuadores, aquisição e comunicação de dados, sistemas eletrônicos de posicionamento e georeferenciamento.

32H

11

Metodologia Cientifica

32H

12

Seminários de Práticas de Pesquisa em Agricultura de Precisão

32H

 

Total de horas

384H

 

 

 

FIES

Vestibular 2016
E-mail: vestibular@faef.br
Ligue Vestibular:
(14) 3407-8000
(14) 99850-1460
(14) 98165-9435
(14) 98165-9435
 
Revista Eletrônica Científica
Serviços

 

 

Calendário 2017

 

 

 

Grupo FAEF

 
Banner - MEC
Banner - Escola da Família
Wikipaintings
Escrita Científica
Banner - Projeto Ler e Escrever
© Copyright 2014, GRUPO FAEF - Resolução mínima: 1024px por 768px
Site desenvolvido por COMBR Soluções em Internet