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Pós-Graduação em

Psicopedagogia com Ênfase em Atendimento Clínico e Educação Especial

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Sobre o Curso

Psicopedagogia com Ênfase em Atendimento Clínico e Educação Especial

 

 

  1. APRESENTAÇÃO

A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, considerando: o sujeito, sua história de vida, sua participação na comunidade, na escola e na família. Desse modo, cabe ao psicopedagogo detectar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e propor ações que contribuam para os processos de inclusão social e escolar. Como área de conhecimento, a psicopedagogia aborda as relações do sujeito com a construção e reconstrução do conhecimento e, para tanto, articula saberes construídos nas áreas de Pedagogia e da Psicologia. Nesses termos, é imprescindível a formação de profissionais críticos diante de questões educacionais, que enfrentem com sensibilidade e ética os desafios da profissão, almejando o desenvolvimento pleno de indivíduos com dificuldades de aprendizagem.

Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia com Ênfase em Atendimento Clínico & Educação Especial da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF, oferece subsídios para reflexão sobre aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adultos. As disciplinas enfocam a fundamentação e a prática psicopedagógica e propiciam o estudo de temas como desenvolvimento do raciocíniodiagnóstico psicopedagógico patologia da linguagem, entre outros.

As disciplinas e as temáticas abordadas oferecem possibilidades de compreensão da evolução do raciocínio na criança e no adolescente, das operações do pensamento em diferentes disciplinas escolares e dos processos de elaboração e de aplicação de projetos educacionais diferenciados. Vale destacar que o curso atende aos dispositivos previstos nas Resoluções do MEC CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007.

 

  1. JUSTIFICATIVA

A psicopedagogia é a área que estuda a aprendizagem humana, o processo e o padrão evolutivo (normal ou patológico) do aprender, com o objetivo de buscar alternativas para uma otimização da aprendizagem, de forma investigativa e interventiva. A investigação para melhor compreender quando e porque ocorrem determinadas “fragilidades”, ocasionando o não aprender e a intervenção para que seja restabelecido o processo de aprender.

A aprendizagem ocorre desde o nascimento e, a partir de então, sempre ocorre o movimento para aprender. Quando algo impede a aprendizagem é necessário investigar a causa, porém, muitas vezes depara-se com o senso comum que diz que a pessoa não aprende porque não tem interesse ou porque é preguiçosa, no entanto, nem sempre essas afirmativas são verdadeiras. Existem sim, causas para o insucesso escolar ou da não aprendizagem de forma geral, como nos casos de profissionais atuantes em empresas, que carregam consigo suas dificuldades relacionadas ao aprender.

Neste contexto, o psicopedagogo, é um profissional fundamental tanto em ambientes escolares como não escolares. A propósito, também no ambiente corporativo, porque ele é o especialista da aprendizagem humana, que irá estudar, caso a caso, propondo os melhores encaminhamentos possíveis, após a avaliação adequada, para a retomada do aprender tanto do escolar quanto do profissional.

 

  1. OBJETIVOS

Geral:

Capacitar profissionais para o trabalho de intervenção psicopedagógica, oferecendo-lhes conhecimento para atuarem tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem.

 

Específicos:

Refletir, criticamente, sobre a importância da condução ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em espaços escolares e não escolares; 

Conhecer e utilizar os instrumentos necessários às atividades de diagnóstico, planejamento, desenvolvimento e avaliação psicopedagógica, em contextos escolares;

Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas atividades inerentes ao trabalho psicopedagógico, em contextos institucionais, de modo coerente com os pressupostos teóricos estudados;

Compreender e utilizar aprofundamentos teórico-metodológicos que auxiliem os profissionais envolvidos no trabalho com as pessoas que necessitam de práticas de ensino diferenciadas para o seu desenvolvimento global.

 

  1. PÚBLICO ALVO

O curso é dirigido aos profissionais da Educação, envolvidos com o processo de ensino/aprendizagem em espaços escolares e não escolares. Em geral, com graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Comunicação Social e Licenciaturas.

 

  1. DIFERENCIAIS

Ênfase na prática psicopedagógica em sua perspectiva institucional, inclusiva e integral;

Abordagem multiprofissional nas discussões e estudos de caso;

Compromisso com um atendimento humanizado à educação inclusiva e integral;

A estrutura pedagógica do Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia com Ênfase em Atendimento Clínico & Educação Especial da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF” conta com um corpo docente formado por mestres, doutores e livre docentes com ampla experiência, atuando em diversos contextos educacionais e institucionais desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas da Saúde, Psicologia e Educação.

 

 

  1. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:

 

 

  1. CRONOGRAMA DAS AULAS E DURAÇÃO

 

Período de aulas: agosto de 2019 a abril de 2021.

Duração: 03 (três) semestres.

Vagas: 100 vagas

Dia da Semana: Sábados (Quinzenal).

Horário: das 08h às 15h.

Carga Horária: 740 horas

 

ESTRUTURA MODULAR EM DOIS BLOCOS

2019

Mês

Dias

Agosto

17 e 31

Setembro

14 e 28

Outubro

05 e 19

Novembro

16 e 30

Dezembro

07 e 14

 

2020

Mês

Dias

Fevereiro

15 e 29

Março

15 e 29

Abril

11 e 25

Maio

16 e 30

Junho

13 e 27

Agosto

15 e 29

Setembro

12 e 26

Outubro

17 e 31

Novembro

08 e 22

Dezembro

05 e 12

 

2021

Mês

Dias

Fevereiro

13 e 27

Março

13 e 27

Abril

09 e 23

 

7.1 CRONOGRAMA DAS AULAS E DURAÇÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL & INCLUSÃO ESCOLAR

BLOCO I

MÓDULO

CRONOGRAMA

C/H

01

Fundamentos da educação especial inclusiva

32

02

Aprendizagem e Psicopedagogia

32

03

Desenvolvimento do Pensamento e Aprendizagem

32

04

Desenvolvimento Emocional e Aprendizagem

32

05

Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem

32

06

Desenvolvimento da Linguagem e Aprendizagem

 

07

Deficiência Intelectual e Dislexia

32

08

Estratégias de Trabalho diante dos transtornos de Aprendizagem

32

09

Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade e Transtorno Desafiador Opositivo

32

BLOCO II

MÓDULO

CRONOGRAMA

C/H

10

Etiologia dos Problemas de Aprendizagem

32

11

Diagnóstico Psicopedagógico Clínico/Institucional

32

12

Intervenção Psicopedagógica Clínico/Institucional

32

13

Didática do Ensino Superior

32

14

Metodologia cientifica e pesquisa educacional.

32

15

Tópicos especiais em educação: leituras independentes.

32

16

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

32

17

Seminários de Pesquisa em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial

 

18

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Defesas).

64

Estagio em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial

100

Carga Horária Total

740

 

 

Corpo Docente

Informações
Duração
03 semestres
Formação
LATO SENSU
Turno
Aos Sábados
Vagas
100 vagas
FAEF FAIT FAIP Eduvale

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