(14) 3407-8000 | 98165-9435 | 99850-1460
Pós-Graduação em

NOVO!! Cultivo em Ambiente Protegido

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

 

PÓS-GRADUAÇÃO

CULTIVO EM AMBIENTE PROTEGIDO

 

Altas temperaturas, excesso de chuvas ou secas, granizo e geadas são preocupações constantes do produtor. As intempéries climáticas prejudicam tanto a qualidade quanto o rendimento da produção, podendo diminuir drasticamente a rentabilidade do negócio. Para fazer frente a esses riscos, uma alternativa a ser considerada é o cultivo em ambiente protegido.

O cultivo protegido consiste em uma técnica que possibilita certo controle de variáveis climáticas como temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento. Esse controle se traduz em ganho de eficiência produtiva, além do que o cultivo protegido reduz o efeito da sazonalidade, favorecendo a oferta mais equilibrada ao longo dos meses.

Além disso, o cultivo protegido permite que o efeito da sazonalidade diminua, favorecendo a oferta mais equilibrada ao longo dos meses. Esse benefício é mais evidente em regiões de clima frio, já que o calor acumulado dentro das estufas viabiliza a produção de certas culturas fora de época, além de encurtar o ciclo de produção. Os gastos com controle de pragas e doenças também pode reduzir no cultivo protegido. Isso é observado especialmente na produção de mudas. As plantas geradas em estufas, por exemplo, têm menor incidência de pragas e doenças, o que torna o produto “mais limpo” ao ser plantado comercialmente em campo aberto ou fechado.

O cultivo protegido mais conhecido é aquele realizado em estufas, mas pode se dar também em túneis e ripados, construídos com estruturas de madeira ou metálicas. O cultivo protegido é uma realidade na produção de mudas e começa a ter mais espaço também na produção de hortifrutis. No caso das frutas, o morango é um das culturas que mais tem se expandido nesse sistema, sobretudo no Sul do País, por meio do túnel plástico. Os ganhos em qualidade e em produtividade são apontados como principais vantagens.

 

Público-alvo:

 

Profissionais de nível superior direta ou indiretamente envolvidos com as atividades no setor: Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Tecnólogos em agronegócio e áreas afins, que queiram adquirir conhecimentos teóricos e técnicos no setor de Cultivo em Ambiente Protegido, objetivando obter maior qualificação profissional para atuarem em um mercado crescentemente integrado e adquirir uma nova fonte de renda.

 

 

PÓS GRADUAÇÃO

CULTIVO EM AMBIENTE PROTEGIDO

MÓDULO

CRONOGRAMA

C/H

1

Panorama da Agricultura Protegida no Brasil

32H

2

Tipos de Estruturas e Controle Microclimático

32H

3

Novas Tecnologias em Plasticultura utilizadas na Agricultura.

32H

4

Pontos Importantes para Implantar o Sistema de Cultivo Protegido

32H

5

Manejo de Irrigação/fertirrigação e Adubação em Ambientes Protegidos

32H

6

Principais Hortaliças em Ambiente Protegido, Manejo e Produção.

32H

7

Controle das Principais Doenças e Pragas

32H

8

Desafios do Manejo e Controle de Nematoides em Cultivos Protegidos

32H

9

Fruticultura em Ambiente Protegido

32H

10

Uso Correto de Defensivos Agrícolas

32H

11

Cultivo Orgânico e Biológico em Ambiente Protegido

32H

12

Metodologia Cientifica

32H

13

Seminários de Práticas de Pesquisa em Cultivo Protegido

32H

14

Trabalho de Conclusão de Curso

32H

 

Total de horas

448H


 

Corpo Docente

Informações
Duração
14 Meses
Formação
Turno
Integral
Vagas
30 Vagas
Matriz Curricular
FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | 98165-9435 | 99850-1460
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.