(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 98193-1398
Graduação em

Medicina Veterinária

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

 

           O exercício da "ars veterinária" confunde-se com os primórdios da civilização humana e sua antiguidade pode ser referenciada a partir do próprio processo de domesticação dos animais.

A Medicina Veterinária moderna, organizada a partir de critérios científicos, surgiu com a criação da primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, em Lyon-França, a partir do Édito Real assinado pelo Rei Luiz XV, em 04 de agosto de 1761.

Entretanto, no Brasil, sob regime republicano, nossas autoridades decretaram a criação da primeira instituição de ensino de Veterinária no Brasil, a Escola de Veterinária do Exército, pelo Dec. nº 2.232, de 06 de janeiro de 1910 (aberta em 17/07/1914), no Rio de Janeiro.

Em "09 DE SETEMBRO DE 1933", através do decreto nº 23.133, do então Presidente da República Getúlio Vargas, é que as condições e os campos de atuação do Médico Veterinário foram normatizados, e por isso o dia 09 de setembro foi escolhido para ser comemorado o "DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO BRASILEIRO".

Na FAEF, o curso de Medicina Veterinária foi autorizado pelo MEC, com conceito “A”, através da Portaria MEC 679 de 24/05/2000 e reconhecido através da Portaria MEC 3.880 de 24/11/2004.

O Curso de Medicina Veterinária da FAEF está no grupo de excelência do MEC, um dos melhores Cursos do Estado de São Paulo, segundo o Guia do Estudante nos últimos cinco anos. Tem duração de cinco anos. É oferecido no período integral, com corpo docente composto por mestres e doutores. A aprendizagem é de forma dinâmica, onde o aluno é estimulado a construir seu conhecimento. Além de aulas teóricas de excelência, a formação dos alunos é altamente enriquecida com aulas e atividades práticas nos diversos setores oferecidos pelo curso, fazendo assim, o diferencial do curso.

A Medicina Veterinária da FAEF busca promover uma formação completa tanto na área técnica como humana, formando um profissional apto para atender às necessidades do mercado de trabalho, sendo empreendedor e líder, além de um cidadão com visão humanística para servir à sociedade. Com isso, o Curso respeita o ser humano como um todo e postula diariamente o amor aos animais. A FAEF tem uma preocupação com o acompanhamento da parte emocional de seus alunos, monitorando de perto suas necessidades. É obstinada em pregar o Respeito total aos Animais, buscando sempre o seu máximo bem-estar. Para isso, na FAEF, não há sacrifício de animais para eventuais estudos. A FAEF promove várias campanhas internas e externas de respeito e posse responsável dos animais.

Trabalhamos diariamente no atendimento das populações do estado de São Paulo, com tecnologia e equipamentos de ponta: Salas Cirúrgicas totalmente equipadas, aparelhos de Ultrassom, Endoscópios, Radiologia, Eletrocardiogramas, equipamentos para Odontologia Equina, Laboratórios Clínicos, Laboratório de Patologia, Laboratório de Anatomia. Além de setor Zootécnico com Haras, Fábrica de Ração para produção dos alimentos, Leiteria totalmente mecanizada e informatizada, setor de preparo de animais para exposição, Caprinocultura, Ovinocultura, Granja, Suinocultura, Piscicultura e Apicultura, e ainda o setor de compostagem ecológica através do Projeto de gerenciamento de resíduos sólidos da FAEF. E mais: conta ainda com a Estância FAEF, que é central de Reprodução, Melhoramento Genético e Transferência de Embriões da FAEF, fazendo parte da infraestrutura do campus.

Durante a graduação todos os alunos são estimulados à realização de estágios extracurriculares e curriculares nos diversos setores do campus FAEF, além de os realizarem em empresas, clínicas, fazendas, frigoríficos, laticínios, zoológicos, centrais de reprodução e áreas governamentais. A pesquisa científica é muito valorizada na FAEF.  O curso possui uma Revista Científica Eletrônica, indexada na Biblioteca Nacional.

 

E-mail: medicina@faef.br

 

Perfil do Egresso

       O aluno formando do curso de Medicina Veterinária da FAEF, durante o último semestre de graduação, terá a possibilidade de realizar estudos teórico-práticos em áreas específicas da sua formação profissional, através da realização de estágios curriculares. Isto determina no profissional recém-formado uma condição de segurança para entrar no mercado de trabalho e geralmente favorece à demonstração de competência para futuros vínculos profissionais.

Este curso destina-se a todo aquele estudante que na escolha desta profissão, esteja optando por ser um profissional com um perfil a cada dia mais indispensável à sociedade, com visão de tendências futuras do uso cada vez mais freqüente da informática, da racional interação do homem com a natureza e da integração ao processo de globalização. 

O curso de Medicina Veterinária da FAEF pretende formar um profissional compromissado com a busca de soluções criativas para os desafios da área médico-veterinária, desenvolvendo nos futuros profissionais a necessidade de adaptação e busca constantes por melhorias no campo profissional e pessoal.

 

 

Infra-estrutura

A Faculdade de MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DE GARÇA está locada em uma área física na zona rural (saída de Garça para Marília SP), Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros Km 420 – estrada de acesso à Garça Km 1. A área é construída com toda infra-estrutura física e instalações necessárias.

 

 

Laboratório de Anatomia

As aulas práticas são conduzidas com turmas de no máximo 30 alunos, que são separados em grupos de 5 para as atividades práticas e relatórios, sendo que todos devem utilizar roupa branca, jaleco branco, luvas descartáveis e sapatos fechados (cor branca), por medida de segurança.

Antes de qualquer prática é dada uma introdução ao tema e discutido os procedimentos adotados na aula. Pede-se que o discente leia e estude o material a ser desenvolvido antes de iniciar o seu trabalho no laboratório a fim de que este tenha melhor compreensão do conteúdo e adquira maiores conhecimentos sobre o assunto favorecendo o aproveitamento na aula prática.

O laboratório de Anatomia é utilizado na disciplina de Anatomia Descritiva dos Animais domésticos, Anatomia Topográfica e Embriologia.

 

 

Laboratório de Parasitologia

 Tem a finalidade de dar suporte à disciplina de Parasitologia Veterinária. O conteúdo a ser desenvolvido no laboratório deve ser lido e estudado previamente pelo aluno, de modo que as dúvidas possam ser esclarecidas e que haja conexão da teoria com a prática, propiciando o estudo prático dos parasitas internos e externos, caracterizando suas propriedades biológicas e auxiliando na compreensão dos princípios básicos para identificação e classificação dos parasitas patogênicos e diagnosticar corretamente as doenças causadas por estes agentes patogênicos.

As aulas práticas são conduzidas com turmas de no máximo 30 alunos, sendo que todos devem utilizar roupa de cor branca, jaleco branco e sapatos fechados (cor branca), por medida de segurança.

 

 

Laboratório de Patologia Clinica

O laboratório de Patologia clínica tem como objetivo atender a rotina do Hospital Veterinário, bem como colocar em prática todo o conhecimento teórico desenvolvido. Através de análises laboratoriais, os alunos do curso de Medicina Veterinária a partir do terceiro ano, estarão aprendendo a solicitar, realizar e principalmente interpretar resultados de exames de pacientes das áreas de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais.

 

 

Laboratório de Microbiologia e Imunologia

 Tem a finalidade de dar suporte à disciplina de Microbiologia e Imunologia. O conteúdo a ser desenvolvido no laboratório deve ser lido e estudado previamente pelo aluno, de modo que as dúvidas possam ser esclarecidas e que haja conexão da teoria com a prática, propiciando o estudo prático dos microrganismos como bactérias, fungos e vírus, caracterizando suas propriedades biológicas e auxiliando na compreensão dos princípios básicos para identificação e classificação dos microorganismos patogênicos e diagnosticar corretamente as doenças causadas por agentes microbianos.

 O laboratório de microbiologia é utilizado na disciplina de Microbiologia e Imunologia.

 

Laboratório de Patologia Animal

Neste laboratório os alunos terão oportunidade de realizar exame necroscópico, coletar peças anatomopatológicas, analisar as alterações morfofisiológicas dos órgãos e aprender fazer laudo patológico.

As aulas práticas são conduzidas com turmas de no máximo 30 alunos, que são separados em grupos de 5 para as atividades práticas e relatórios, sendo que todos devem utilizar roupa branca ou macacão, luvas descartáveis e botas de borracha, por medida de segurança.

O laboratório de Patologia é utilizado na disciplina de Patologia Geral, Anatomia Patológica Especial, Citologia e Histologia.

 

 

Laboratório de Química, Bioquímica e Farmacologia

Bem como em todos os outros laboratórios, o conteúdo a ser desenvolvido deve ser lido e estudado previamente pelo aluno, de modo que as dúvidas possam ser esclarecidas e que haja conexão da teoria com a prática.

Aulas práticas neste laboratório objetivam correlacionar melhor o conhecimento teórico da sala de aula com os seus aspectos práticos. Estimulam o aluno a ter um raciocínio científico frente aos fenômenos biológicos para que ele possa ter condições de resolver problemas referentes à sua profissão, contribuindo para o bem estar e saúde da população.

O laboratório de bioquímica é utilizado nas aulas de Química e Bioquímica, Farmacologia e Bromatologia Nutrição Animal.

 

 

Laboratório de Tecnologia de Alimentos

O laboratório de Tecnologia de Alimentos é utilizado nas aulas de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Tecnologia de Produtos de Origem Animal com objetivo de correlacionar o conhecimento teórico da sala de aula com os seus aspectos práticos. Assim estimulando o aluno a ter um raciocínio científico e prático para que ele possa ter condições de resolver problemas referentes à sua profissão.

 

 

Laboratórios de Informática

Todos os alunos da FAEF podem utilizar os computadores disponíveis na Biblioteca e nos Laboratórios Didáticos de Informática, para pesquisa na internet ou mesmo para receber e enviar e-mails. Os sites visitados são controlados e o uso é determinado por Regulamento próprio.

A Biblioteca também conta com acesso à internet através da rede sem fio (wireless), onde os alunos podem trazer seus próprios computadores portáteis para ter acesso à internet.

Os Laboratórios Didáticos de Informática têm paredes revestidas de reboco e pintura de tinta látex, janelas bem amplas para ideal iluminação e aeração.

O acesso aos discentes é regulamentado pelo Regulamento Geral para Uso de Computadores e Redes da Sociedade Cultural e Educacional Garça.

 

Hospital Veterinário – Planta Anexa

Fábrica de Ração – Planta Anexa

 

Fazenda Experimental

 

 

 

Corpo Docente

 

Ana Paula Batista Masseno

Titulação: Doutora em Patologia Animal

Instituição: FMVZ/Unesp – Botucatu

Disciplinas:

- Citologia e Histologia.

- Anatomia Patológica Geral.

- Anatomia Patológica Especial.

 

Fernanda Tamara Neme Mobaid Agudo Romão

Titulação: Mestre em Ciência Animal

Instituição: Universidade Estadual de Londrina / UEL

Disciplinas:

- Patologia, Clínica Médica e Terapêutica de Grandes Animais.

- Semiologia de Grandes Animais.

- Clínica das Intoxicações e Plantas Tóxicas.

- Fisiologia dos Animais Domésticos.

 

Victor José Vieira Rossetto

Titulação: Doutor em Biotecnologia animal na área de cirurgia de pequenos animais

Instituição: UNESP/ Botucatu

Disciplinas:

- Diagnóstico por imagem I e II

- Obstetrícia veterinária I e II

- Patologia e clínica cirúrgica de pequenos e grandes animais I e II

- Técnica cirúrgica e anestesiologia I e II

 

Felipe Gazza Romão

Titulação: Doutorando em Clinica de Pequenos Animais

Instituição: UNESP/ Botucatu

Disciplinas:

- Semiologia de Pequenos Animais.

- Patologia, Clínica Médica e Terapêutica de Pequenos Animais.

- Sociologia

 

Ednilse D'Amico Galego

Titulação: Mestre em clínica médica

Instituição: UNESP/ Botucatu

Disciplinas:

- Laboratório Clínico II

- Fisiologia dos animais domésticos II

 

José Henrique das Neves

Titulação: Doutor em Enfermidades Parasitárias

Instituição: UNESP/ Botucatu

Disciplinas:

- Parasitologia Veterinária.

- Enfermidades Parasitárias dos Animais.

- Introdução à Computação.

- Matemática e Estatística.

 

Paulo Cesar G. dos Santos

Titulação: Doutor em Medicina Veterinária

Instituição: UNESP/Botucatu

Disciplinas:

- Introdução à Medicina Veterinária e Deontologia.

 

Renan de Mattos Botelho

Titulação: Doutor em Zootecnia

Instituição: UNESP/Botucatu

Disciplinas:

- Tecnologia dos Produtos de Origem Animal.

- Bromatologia, Alimentação e Nutrição Animal.

- Bovinocultura de Corte e Leite.

- Metodologia Científica.

- Zootecnia.

 

Roque Raineri Neto

Titulação: Mestre em Morfologia

Instituição: Unimar / Marília

Disciplinas:

- Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos.

- Anatomia Topográfica.

- Embriologia.

 

Thiago Yukio Nitta

Titulação: Doutorando em Cirurgia de Grandes Animais

Instituição: UNESP/ Botucatu

Disciplinas:

- Técnica Cirúrgica e Anestesiologia de Grandes Animais.

- Patologia, Clínica e Cirúrgica de Grandes Animais.

- Microbiologia e Imunologia.

 

Priscilla Nascimento Guasti

Titulação: Doutora em Biotecnologia Animal (Pós Doutorado) 

Instituição: UNESP/ Botucatu

Disciplinas:

- Genética Animal

- Melhoramento Animal

- Reprodução Animal

Informações
Duração
5 anos
Formação
Bacharel em Medicina Veterinária
Turno
Integral
Vagas
150 vagas
Matriz Curricular

TIPO DE FORMAÇÃO DO CURSO: Bacharel em Medicina Veterinária

 

TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Integral

 

NÚMERO DE VAGAS ANUAIS OFERECIDAS: 150

 

PORTARIAS DE AUTORIZAÇÃOE DE RECONHECIMENTO:

 

CURSO: Medicina Veterinária

 

AUTORIZAÇÃO:
Portaria MEC nº 679 de 24 de maio de 2000, publicada no Diário Oficial da União de 26 de maio de 2000.


RECONHECIMENTO:
Portaria MEC nº 3.880 de 24 de novembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União de 26 de novembro de 2004.


RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO:

Portaria MEC nº 3.880 de 24 de novembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União de 26 de novembro de 2004.

 

REVISTA CIENTÍFICA  ELETRÔNICA:

Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral- FAEF Ano XIV - Número 29 – Janeiro de 2018.

 

Grade de Horários

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3407-8000 | (14) 98165-9435 | (14) 99850-1460 | (14) 98193-1398
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.