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Pós-Graduação em

Formação de Professores em Educação Especial & Inclusão Escolar

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Sobre o Curso

  1. APRESENTAÇÃO

 

 Nos últimos anos, têm ocorrido enormes avanços teóricos e políticos relacionados aos processos de inclusão escolar das pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. Entretanto, no que se refere efetivação da inclusão escolar e ao sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais ainda temos algumas barreiras relacionadas à formação inicial e continuada de professores.

Nesse sentido, o curso pretende formar e licenciar professores para atuarem na modalidade de educação Especial e Inclusiva, abrangendo: a deficiência física e visual, deficiência intelectual, deficiência sensorial: surdez, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades e superdotação. Nessa perspectiva, o curso tem como principal objetivo dotar os professores de capacidade de planejar intervenções individualizadas para seus alunos, bem como de recorrer a recursos complementares de natureza psicopedagógica, levando-se em conta as características intelectuais, o nível comunicativo e linguístico, as alterações de conduta, o grau de flexibilidade cognitiva e comportamental e o nível de desenvolvimento social do aluno.

 

  1. JUSTIFICATIVA

 

 O curso prevê uma imersão nos temas que perpassam os conteúdos específicos da educação especial e da inclusão escolar e seu aprofundamento, com a expectativa da produção de conhecimentos necessários, visando ao acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados nessa modalidade educativa. Assim, almeja subsidiar profissionais da rede pública e privada para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação, além de possibilitar aos alunos com necessidades educacionais especiais uma aprendizagem significativa, tanto nas Salas de Recursos, quanto nas salas comuns de ensino regular, de modo que a Educação Especial ocorra de forma colaborativa e integrada ao ensino comum.

 

  1. OBJETIVOS

GERAL

Promover a formação continuada dos profissionais do magistério das redes pública e privada, para que possam atender com qualidade os alunos com necessidades educacionais especiais.

 

ESPECÍFICOS

Conhecer e saber aplicar estratégias de ensino que visem promover ao máximo a autonomia social e acadêmica dos alunos;

Preparar os professores e os profissionais da rede pública e privada para o trabalho com o aluno com N.E.E.’s, de modo a garantir a atuação no serviço de apoio no Atendimento Pedagógico Especializado;

Identificar as principais dificuldades e potencialidades dos alunos com N.E.E.’s, em relação às atividades básicas e instrumentais de vida diária;

Adquirir conhecimento sobre estratégias pedagógicas que facilitem a aprendizagem escolar dos alunos com N.E.E’s.

Promover a qualidade da atuação profissional de professores e/ou profissionais da Educação Especial que atuam direta ou indiretamente no Atendimento Educacional Especializado dentro de escolas da rede pública ou privada,

 

  1. PÚBLICO ALVO

Profissionais da área de educação e afins (Professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros), da rede pública ou privada, que desejam preparar-se para atuar junto aos alunos que possuem alguma necessidade especial, conhecendo os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial.

 

  1. DIFERENCIAIS

Ênfase na educação especial em sua perspectiva inclusiva e integral;

Abordagem multiprofissional nas discussões e estudos de caso;

Compromisso com um atendimento humanizado à educação especial e inclusiva;

A estrutura pedagógica do Curso de Especialização em “Formação de Professores em Educação Especial & Inclusão Escolar” conta com um corpo docente formado por mestres, doutores e livre docentes com ampla experiência, atuando em diversos contextos educacionais e institucionais desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas da Saúde, Psicologia e Educação.

 

  1. CRONOGRAMA DAS AULAS E DURAÇÃO

Período de aulas: novembro 2018 a agosto de 2020.

Duração: 03 (três) semestres.

Dia da Semana: Sábados (Quinzenal).

Horário: das 08h às 15h.

Carga Horária: 800 horas

ESTRUTURA MODULAR EM DOIS BLOCOS

 

2018

Mês

Dias

Outubro (Aula Inaugural)

27

Novembro

17

Dezembro

08 e 15

 

2019

Mês

Dias

Fevereiro

09 e 16

Março

09 e 23

Abril

13 e 27

Maio

04 e 18

Junho

01 e 15

Agosto

10 e 24

Setembro

14 e 28

Outubro

05 e 19

Novembro

09 e 23

Dezembro

07 e 14

 

2020

Mês

Dias

Fevereiro

08 e 22

Março

07 e 21

Abril

04 e 18

Maio

09 e 23

Junho

06 e 20

Agosto

08 e 22

 

  1. CRONOGRAMA DAS AULAS E DURAÇÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL & INCLUSÃO ESCOLAR

BLOCO I

MÓDULO

CRONOGRAMA

C/H

01

Fundamentos da educação especial inclusiva

32

02

Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais e Transtornos Funcionais

32

03

Metodologia cientifica e pesquisa educacional.

32

04

Atendimento Educacional Especializado – Sala de Recursos Multifuncional.

32

05

Processos Educativos da Pessoa com Deficiência Intelectual.

32

06

Processos Educativos das Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA).

 

07

Processos Educativos da Pessoa com Cegueira, Baixa Visão e Surdo cegueira.

32

08

Processos Educativos das Pessoas com Surdez

32

09

Processos Educativos das Pessoas com Deficiência Física.

32

BLOCO II

10

Processos Educativos das Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos.

32

11

As Adequações e Adaptações Curriculares como Suporte Pedagógico.

32

12

Terapia Ocupacional e as Atividades da Vida Diária.

32

13

Desenho Universal, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade

32

14

Visita Técnica

32

15

Língua Brasileira de Sinais

32

16

Tópicos especiais em educação: leituras independentes.

32

17

Seminários de Pesquisa em Educação Especial

32

18

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Defesas).

160

Estagio em Educação Especial

96

Carga Horária Total

800

 

BLOCO I

 

Módulo 01 - Fundamentos da educação especial inclusiva. (32 horas)

Fundamentos da educação especial inclusiva com base nas Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica; Política Nacional de Educação Inclusiva; Legislações específicas: Lei n.º 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; Decreto nº 3.956/2001 – (Convenção da Guatemala); - Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Declaração de Salamanca (1994); Metodologias de trabalho para identificação e adaptação curricular às necessidades educacionais especiais. Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

 

Módulo 02 -  Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais e Transtornos Funcionais (32 horas)

O movimento pela inclusão; Necessidades Educacionais Especiais de crianças com dificuldades temporárias ou permanentes na escola; Definição dos Transtornos Funcionais (dislexia, disortográfica, TDAH, discalculia) Necessidades Educacionais Especiais e as adaptações curriculares; Métodos e técnicas para identificar e desenvolver as capacidades de alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

 

Módulo 03 – Metodologia cientifica e pesquisa educacional. (32 horas)

Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica. Técnicas para coleta de dados e informações. Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Texto; Instruções para a elaboração de um trabalho monográfico no final do curso de acordo com as normas da ABNT.

 

 

Módulo 04 - Atendimento Educacional Especializado – Sala de Recursos Multifuncional. (32 horas)

Processos educativos de Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação; Organização e disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade; Identificação, elaboração, e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE. Definição e práticas do Trabalho Colaborativo entre AEE e ensino Regular

 

Módulo 05 - Processos Educativos da Pessoa com Deficiência Intelectual. (32 horas)

Deficiência intelectual. A deficiência Intelectual na humanidade. Concepções sobre a deficiência intelectual. A escola comum diante da deficiência intelectual. A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica. Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual. Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. Interação e mediação pedagógica.

 

Módulo 06 - Processos Educativos das Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). (32 horas)

Conceituação e caracterização do Transtorno do Espectro Autista (DSM IV, DSM V e CID 10). As diferentes compreensões do Autismo. O Autismo e as TIC's. Aspectos importantes do Transtorno do Espectro Autista para a educação escolar. A formação e a aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista. A escolarização da criança com Transtorno do Espectro Autista. Diferentes abordagens de trabalho (Terapias Cognitivas, TEACCH, Sun Rise, ABA...); Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

 

Módulo 07 - Processos Educativos da Pessoa com Cegueira, Baixa Visão e surdo cegueira. (32 horas)

surdo cegueira congênita e adquirida; surdo cegueira e outras deficiências associadas: físicas e intelectuais; Processos Educativos de Surdo cegos Pré-linguísticos ou Surdo cegos Pós-linguísticos; Processos Educativos da Pessoa com Deficiência Múltipla; Estratégias pedagógicas favorecedoras para o desenvolvimento Educacional deste público.

 

Módulo 08 - Processos Educativos das Pessoas com Surdez. (32 horas)

Educação de deficientes auditivos e surdos. Conceituação e caracterização. Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento. Etiologia e prevenção da surdez. O papel da família frente à surdez. A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum. O surdo e a história da sua educação. Estimulação da linguagem. Significando o conteúdo da linguagem. Aprendizado da Língua Portuguesa. A Língua Brasileira de sinais. Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo.

 

Módulo 09 - Processos Educativos das Pessoas com Deficiência Física. (32 horas)

Deficiência Física/Neuro Motora no contexto do processo de ensino-aprendizagem: conceitos e características. O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino. Adequações de recursos e modalidades de Tecnologia Assistiva – Deficiência Física. Atendimento educacional especializado para os alunos com Deficiência Física.

 

 

Módulo 09 - Processos Educativos das Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos. (32 horas)

Transtornos funcionais específicos da aprendizagem: disgrafia, disortografia, dislexia e discalculia; Dificuldade da linguagem falada; Dificuldades de percepção espacial; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); Avaliação e intervenção educacional e clínica.

 

BLOCO II

 

Módulo 10 - Processos Educativos das Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos. (32 horas)

Transtornos funcionais específicos da aprendizagem: disgrafia, disortografia, dislexia e discalculia; Dificuldade da linguagem falada; Dificuldades de percepção espacial; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); Avaliação e intervenção educacional e clínica.

Módulo 11 As Adequações e Adaptações Curriculares como Suporte Pedagógico. (32 horas)

Legislação e conceitos envolvidos nos processos de Adequação/Adaptação Curricular; Procedimentos e instrumentos utilizados nos processos de Adequação/Adaptação Curricular; Adequação/Adaptação Curricular de pequeno, médio e grande porte.

 

Módulo 12 - Terapia Ocupacional e as Atividades da Vida Diária. (32 horas)

Como desenvolver a capacidade de mobilidade articular; Desenvolvimento da coordenação motora fina e grosseira; Desenvolvimento da percepção, tato e visão; A percepção sensorial; Desenvolvimento das atividades de vida diária: Mobilidade; Cuidados pessoais; Comunicação; Ferramentas de controle do meio ambiente.

 

Módulo 13 – Desenho Universal, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. (32 horas)

Definição e conceitos do Desenho Universal; Recursos Serviços que ampliam as habilidades funcionais; A tecnologia assistiva como uma área interdisciplinar; Tecnologia assistiva e promoção de políticas públicas de acessibilidade; Recursos de acessibilidade ao computador; Sistemas de controle de ambiente; Projetos arquitetônicos e acessibilidade. Tecnologia Assistiva de baixo custo.

 

Módulo 14 – Visita Técnica (32)

As visitas técnicas serão atividades que irão se caracterizar pela observação de procedimentos técnicos, assistenciais e/ou gerenciais que não envolvam a manipulação direta de materiais, equipamentos e atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Serão realizadas em ambientes educacionais destinados ao atendimento especializado as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

 

Módulo 15 – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – (32 horas)

História dos surdos e das Línguas de Sinais. Legalização da Língua de Sinais no Brasil. As relações entre Surdos e o Ouvinte: Educação e Sociedade. O uso e a importância das expressões faciais e corporais na comunicação de LIBRAS. A comunicação: oralista, comunicação total e bilinguismo. Aspectos linguísticos LIBRAS. Aprendendo a Língua de sinais: sinais básicos da LIBRAS e sinais específicos da área do graduando.

 

Módulo 16 – Tópicos especiais em educação: leituras independentes. (32 horas)

Avaliação e Educação Especial; Educação Inclusiva e DiversidadeEstatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015)Experiências educacionais inclusivas; Família e as interações sociais das Pessoas Público alvo da Educação Especial; Políticas Públicas e Suportes oferecidos as famílias. A adolescência e o envelhecimento desafios e angustias dos familiares.

 

Módulo 17 – Seminários de Pesquisa em Educação Especial (32 horas)

Possibilitar o desenvolvimento final do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos, através de atividades de discussão nos Seminários organizados pela IES e trabalhos individuais. No decorrer do seminário serão desenvolvidos três tipos de atividades: 1) Atividades orientadas 2) Apresentação do andamento do trabalho de elaboração do TCC; 3) Elaboração do projeto final do TCC.

 

Módulo 18 – Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. (160 horas)

Estudo e pesquisa sobre um tema de natureza educacional, relativo aos conteúdos do currículo do Pós-Graduação em “Formação de Professores em Educação Especial & Inclusão Escolar. Desenvolvimento de projeto de pesquisa e relatório final. Elaboração do trabalho de conclusão de curso, sendo este na forma de TCC ou Artigo Científico e defesa pública.

Corpo Docente

 Prof.ª Dr.ª FABIANA RODRIGUES CRUVINEL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, educação infantil, ensino fundamental, alfabetização e prática docente. Atualmente é professora no curso de Pedagogia da FAEF- SP e Secretária Municipal da Educação do Município de Marília

 

Endereço para acessar o Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556579236880123

 

 

 Prof.ª Me ROSEMEIRE FERNANDA FRAZON MODESTO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Marília. Mestre em Educação Especial - UNESP/ Marília. Especialista em Escola Inclusiva - UNESP/Marília. Especialista em Coordenação Pedagógica - UFSCAR/ São Carlos. Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí. Membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Autora e tutora de cursos de capacitação na Rede Municipal de Educação de Cruzmaltina - PR. Formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Atualmente é professora titular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP. Diretora de Escola Municipal/ Marília - SP. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, alfabetização e gestão escolar.

 

Endereço para acessar o Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/4935467626013244

 

 Prof. Me ODAIR VIEIRA DA SILVA

Doutorando em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FFC - Marília/SP (2017-2021). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FFC - Marília/SP - (2013/2015). Pós-graduado em Gestão do Currículo pela Universidade de São Paulo - USP (2011/2012). Pós-graduado em Ciências Humanas - Cidadania e Cultura pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2006/2007). Pós-graduado em Legislação Ambiental e Turismo, pela Associação Cultural e Educacional de Garça ACEG/FAEF (2004/2005). Graduado em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCT - Pres. Prudente/SP (1992/1995). Membro do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPHELLB). Integrante da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH). Coordenador e Professor Titular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP. Coordenador do Núcleo de Ensino (NUEN) da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP. Coordenador do Núcleo de Extensão e Ação Comunitária (NEACO) da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF/ACEG - Garça/SP. Professor Titular de Cargo da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de gestão e coordenação educacional, geografia geral e regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, história da educação, história da alfabetização e história do ensino de língua e literatura no Brasil

 

Endereço para acessar o Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/7291374360495394

 

 Prof. Dr. ANTÚLIO JOSÉ DE AZEVEDO

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1970), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor titular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF) da Associação Cultural Educacional de Garça/SP e dos Cursos de Administração de Empresas e de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista da Associação Cultural e Educacional do Interior Paulista de Marília/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação de ensino, planejamento e avaliação da aprendizagem e educacional, gestão escolar, práticas pedagógicas, fundamentos de educação básica e estágio curricular.

 

Endereço para acessar o Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/7291374360495394

 

 

CLAUDIA MARIA BERNAVA AGUILLAR

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Especialização em Gestão Empresarial, Pessoas e Marketing, pela Faculdade de Tecnologia Paulista (2018). Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Doutorado em Educação, Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Professora de Ensino Superior II nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão Empresarial e Tecnologia em Gestão Empresaria- EaD, da FATEC - Faculdade de Tecnologia de Garça. Supervisora de Estágio do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial- EaD. Foi Coordenadora do Curso de Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios (2004-2010). Foi Supervisora de Estágio do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial (2010-2016). Tem experiência na área de Sociologia das Organizações, Administração Escolar, História do Brasil e da Educação, Gestão de Pessoas e Processos sociais. Atua nos seguintes temas: Sociedade e Tecnologia. História e Sociedade. Sociologia das Organizações. Gestão de Pessoas e a Cultura da Competitividade. Interdisciplinaridade e Produção do Conhecimento. Educação profissionalizante. Educação, Trabalho e Cidadania.

Endereço para acessar o Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/9061760740009940

 

 

SABRINA ALVES DIAS

Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista e Professora especializada em Transtorno do Espectro do Autismo e em Deficiências Física e Intelectual. Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atua no magistério há 18 anos, distribuídos na rede estadual de São Paulo, na rede municipal de Álvaro de Carvalho e na rede municipal de Marília. Atuou como Assistente Técnico de Área da Educação Básica do Município de Marília, Auxiliar de Direção, Professora Coordenadora Pedagógica, Coordenadora da Educação Especial da rede municipal de Marília, professora de Graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF, ministrando as disciplinas de Teoria e Prática das Necessidades Educacionais Especiais e Introdução à Educação Especial. Atuou como professora da Educação Especial durante 05 anos no Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CEMAEE. Ministra disciplinas na pós-graduação voltadas à Educação Especial, práticas pedagógicas para as deficiências intelectual e física, autismo e altas habilidades, processos de aprendizagem e psicopedagogia. Atualmente é professora da Educação Especial no Colégio Cristo Rei e realiza atendimentos clínicos e home care voltados às crianças com deficiências, transtornos e dificuldades de aprendizagem. Possui especialização "lato sensu" em Psicopedagogia, Atendimento Educacional Especializado, Neuropedagogia, Psicomotricidade e Transtorno do Espectro do Autismo. É habilitada em Administração Escolar, Supervisão Escolar, Educação Especial (Deficiência Física, Deficiência Mental e Educação Especial). Atuou como tutora do Programa Pró-letramento - Matemática (CECEMCA/UNESP-SEB/MEC) e como tutora a distância da 6.ª edição do Curso de Aperfeiçoamento "Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão Escolar", da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP. Possui Mestrado pela UNESP de Marília na área da Educação (linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem) e Doutorado pela mesma Universidade (linha de pesquisa em Educação Especial).

Endereço para acessar o Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/1792702641382231

 

 

 

 

 

Informações
Duração
18 meses
Formação
Especialista em Educação Especial
Turno
Integral
Vagas
100 vagas

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